Livro-objeto | Portfólio :: Alma Gráfica
Multiple Owners
Livro-objeto | Portfólio :: Alma Gráfica
Projeto de design realizado para a conclusão do curso de Pós Graduação Design Editorial da Universidade Positivo 2017/18.
Dupla: Bianca Propst | Cliente: Alma Gráfica​​​​​​​
Fotos: Carolina Corção (inseridas no livreto e do livro-objeto final)
Agradecimentos especiais: Alma Gráfica, Alejandro Magnere, Carolina Corção e Genoveva Atelier
O projeto se limitou em três etapas para sua execução:
A primeira etapa é denominada como “definição de problemas”. Essa etapa consiste em gerar ideias em quantidade para depois afunilar os melhores caminhos para chegar ao resultado final. Essas ideias são geradas e verbalizadas para se tangibilizar em palavras, esboços e propostas (LUPTON, 2013).

A segunda etapa é “como ter ideias”, a qual permite que o designer gere alternativas dentro de uma proposta que seja da mais óbvia até a mais complexa, após a definição do problema (LUPTON, 2013). A ideia desta fase é criar várias possibilidades dentro do escopo do projeto, para depois selecionar as melhores gerações que correspondem melhor a solução do problema e assim desenvolvê-las antes de apresentar ao cliente. 

No tocante a etapa como ter ideias, fez-se uso da técnica de brain dumping visual. Essa técnica se caracteriza em criar vários esboços referentes ao problema sem se limitar, estabelecer um tempo para cada esboço é o diferencial da técnica, assim o designer evita se prender muito em uma ideia sem explorar outras. Evitar apagar o que foi feito e refinar ideias com novos esboços é a melhor opção para dar sequência a elaboração do projeto.


O conceito do projeto baseou nas características descritas como livro-objeto. Essa estratégia foi escolhida pela necessidade do proprietário da Alma Gráfica requisitar um portfólio que pudesse envolver o cliente por meio de uma narrativa. Desse modo, acredita-se que o cliente compreenderá o universo dos processos e serviços que podem ser realizados pela Alma Gráfica.
A narrativa é criada a partir das camadas, as quais o conteúdo será apresentado.
1ª CAMADA:

O primeiro componente a ser visto apresentado ao cliente será o livreto. Nele as fotos do maquinário, um pouco da história e cases de clientes serão mostrados. Em relação aos cases, esses são compostos por imagens, breves textos explicativos sobre o material utilizado e quem foi o autor do projeto gráfico. O livreto também apresenta acabamentos artesanais que tem o objetivo de demonstrar o zelo que a empresa tem com seus próprios materiais e como esse aspecto é transferido desde o atendimento até a entrega do serviço.

A seguir será mostrado o estudo feito para a criação do grid e a mancha gráfica:


O conceito de utilizar margens laterais maiores tem o intuito de facilitar o manuseio do livreto. Ou seja, ao segurá-lo, os polegares, não irão se sobrepor ao conteúdo. A respeito do conteúdo, buscou-se explorar as imagens, as quais se apresentam em predominância em relação ao texto. 
Ressalta-se que, inicialmente, foi proposto o uso de 4 colunas, porém notou-se a necessidade de dividir essas colunas ao meio, usando 8 colunas. Essa adaptação facilitou a composição entre imagens e textos, devido a ampliação de possibilidades para ajustar o conteúdo a forma. As diretrizes para as cores, tipografia, entrelinha e o não uso de elementos gráficos de apoio, são todos direcionados pela identidade visual da Alma Gráfica.

2ª CAMADA:
Constitui-se por quatro berços, sendo: (1) formato A5: acomoda materiais como convites, cartões postais, etc.; (2) formato A6: acomoda cadernos; (3) se divide em dois através de uma peça removível, assim totalizando quatro, contendo os materiais impressos limitados ao formato 90xm50mm, como por exemplo cartões de visitas e tags. Abaixo tem-se clichês de mesmas dimensões do berço que tem como objetivo demonstrar como funciona o processo de impressão e o resultado obtido pelo mesmo. 

3ª CAMADA:
Disponibiliza os diversos tipos de papéis utilizados no processo de impressão.
Especificação técnica:

Livro-objeto

Tamanho fechado: 240 x 330 x 100 mm
Tamanho aberto:  700 x 330 x 100 mm 
Acabamento: Caixa de cartonagem -  Impressão em letterpress
Papéis de revestimento: Fedrigoni - Imitlin Grigio Chiaro

Folder:
Tamanho fechado: 225 mm x 315 mm
Tamanho aberto: 450 mm x 315 mm
Impressão Miolo: Digital
Acabamento: Costura manual copta, linho natural + Impressão na capa em letterpress

Capa:
Papel miolo: Conqueror Bamboo Natural White 250g
Papel capa: Papelão reciclado Horlle Cinza
Livro-objeto | Portfólio :: Alma Gráfica
8
151
1
Published:

Livro-objeto | Portfólio :: Alma Gráfica

8
151
1
Published:

Creative Fields