RICARDO PEREIRA DE MATOS's profile

Discursos sobre Fotografia e Arquitetura

Exercício reflexivo “Discursos sobre Fotografia e Arquitetura” realizado na disciplina de fotografia da Uniessa em Uberlândia.

"Ainda que tenha inúmeras subjetividades, arquitetura é forma e estética e, portanto, universo muito visual. É, por isso, disciplina que se relaciona com a fotografia. Retratos são grandes aliados no registro do andamento de obras arquitetônicas, além de serem um diferencial na divulgação de trabalhos já concluídos, especialmente quando existe um olhar apurado para os detalhes." CAU/RS, 2017.
"De fato, a subjetividade do fotógrafo é o que dá o toque da individualidade de cada um para o trabalho ao documentar trabalhos arquitetônicos. Uma mesma obra pode ser retratada por diversos olhares, dependendo da sensibilidade, história e envolvimento de quem a registra. Além de reconhecer a importância do domínio técnico do fotógrafo sobre o prédio ou ambiente, é necessário também ressaltar outro diferencial de um fotógrafo de arquitetura: conseguir conferir um sentimento, uma característica subjetiva ao que é mostrado." CAU/RS, 2017.
"Entender como os espaços se conectam e conferir sentimento e subjetividade a obras de arquitetura são pontos essenciais para humanizar a profissão e integrar a Arquitetura e o Urbanismo à discussão da sociedade como um todo. Através da fotografia de arquitetura, é possível sensibilizar o olhar da população para o que as cerca diariamente, e que muitas vezes não é percebido com atenção." CAU/RS, 2017.
"Freqüentemente nos deparamos com fotos produzidas em que elementos essenciais do projeto arquitetônico (a luz, por exemplo) são alterados sem nenhuma cerimônia, em função do resultado que se quer obter. O que nos leva à outra pergunta: vale "produzir" uma foto de arquitetura? Além da série de estorvos a serem contornados - postes, fios..., onde mais se justifica a interferência do fotógrafo? Afinal, até que ponto a fotografia deve contribuir para o entendimento da obra arquitetônica, comprometendo-se mesmo com ela; até que ponto deve ser entendida como uma imagem com autonomia própria, dotada portanto de uma arte que justifica seu eventual desinteresse por uma "verdade" exterior? Qual a função prioritária da fotografia de arquitetura - revelar, representar ou expressar?" aU, 1999.
"É extremamente importante a presença do arquiteto numa visita à obra antes do trabalho ser realizado. Quanto maior o número de informações que o arquiteto puder passar, melhor será a sua leitura. Com relação aos enquadramentos, pode haver, sim, algumas sugestões, mas não uma interferência direta na hora da realização da foto." aU, 1999.
"Quando fotografia e arquitetura se encontram, um viés artístico se instaura. A visão dos dois mundos proporciona ao profissional um diferente olhar ao todo." AnualDesign, 2014.
 "Apesar de serem três universos distintos - a fotografia de arquitetura, a fotografia autoral e a impressão fine art - eles se complementam". Haruo Mikami, AnualDesign, 2014.
"A arquitetura e a fotografia são grandes temas. Realmente me encanta a fotografia arquitetônica já que une minhas duas paixões e que são motivadas pela luz espontânea."  Leonardo Finotti, ArchDaily, 2012.
"Um dos lados positivos de ser um fotógrafo de arquitetura, é que você está em constante contato com arquitetos que melhoram suas impressões quando você está mais próximo."  Leonardo Finotti, ArchDaily, 2012.
Meu canto preferido, Ricardo Pereira de Matos, 2018.
Fotografia - tema Arquitetura: interiores e exteriores
Discursos sobre Fotografia e Arquitetura
Published:

Discursos sobre Fotografia e Arquitetura

Exercício reflexivo “Discursos sobre Fotografia e Arquitetura” realizado na disciplina de fotografia da Uniessa em Uberlândia.

Published:

Creative Fields