Bianca Nascimento's profile

Humanização na Enfermagem - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA

Humanização na Enfermagem: Como ela forma bons profissionais?

O atendimento humanizado na enfermagem é fundamental na área, pois além de perceber o ser humano como portador de necessidades biológicas, enxerga-se o seu lado espiritual e sua dignidade ética, o que requer uma humanização nos cuidados adotados pelo profissional de saúde. Esse é um assunto que envolve valores éticos e morais, que tem se destacado em diversas discussões sobre a visão de uma nova sociedade – que busca trabalhar em prol da humanização do atendimento realizado pelo profissional de enfermagem.

Essa é uma abordagem que tem sido relevante em discussões sobre a atuação dos profissionais que atuam diretamente com pessoas. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser repleto de harmonia e com condições humanas para um melhor desempenho profissional, garantindo um serviço de qualidade e afetivo com os pacientes em todas as etapas vivenciadas por este durante o seu tratamento.

Nessa perspectiva, o enfermeiro deve atuar com proatividade, responsabilidade, ética, humanidade, solidariedade, empatia e compaixão. Adotando um perfil que demonstre sensibilidade a dor do próximo, e, principalmente, disponibilidade para amenizá-la, por meio da humanização na enfermagem. É necessário também a criatividade e a flexibilidade para lidar diante de situações difíceis. Um diferencial imprescindível, uma vez que o profissional destaca-se no mercado, já que a humanização da enfermagem de fato é eficaz no relacionamento entre o profissional e o usuário do atendimento hospitalar.

Por isso, a Escola Bahiana de Medicina, oferece um curso especialmente voltado para prática humanizada e o mercado de trabalho, por meio de uma metodologia diferenciada – que busca aproximar o aluno de enfermagem à vivência da relação entre paciente e enfermeiro desde o primeiro semestre em aulas práticas e também em estágios supervisionados desenvolvidos no âmbito hospitalar.

O curso de Enfermagem possui uma abordagem interdisciplinar com articulação de conteúdos complementares e sequenciais, podendo o aluno também estudar libras como disciplina optativa. A matriz curricular é constituída por nove semestres, com carga horária de 4.000 horas, distribuídas em 2.153 aulas teóricas, 781 de atividades práticas, de 800 estágio supervisionado e de 266 de atividades complementares.  

Algumas das principais disciplinas trabalhadas são:

Saúde coletiva – Disciplina que estuda os conceitos e o processo saúde/doença, abordando movimentos de Reforma Médica, Promoção da Saúde e Níveis de Atenção.

Bioquímica Básica – Disciplina em que estuda os principais bioelementos e biocompostos em seus aspectos estruturais, funcionais e suas propriedades. Também estuda proteínas, enzimas, lipídios, hormônios e dentre outros correlacionados ao funcionamento celular e mecanismos do organismo humano.

Psicologia e saúde – Disciplina voltada para o estudo do processo saúde-doença e suas interferências psicossociais, aspectos psicológicos entre o relacionamento profissional de saúde-equipe-usuário-família.

Farmacologia Básica – Disciplina que estuda os aspectos da farmacocinética e farmacodinâmica, a política nacional de medicamentos genéricos e dentre outros.

Cuidado ao paciente crítico – Disciplina que estuda afecções no indivíduo adulto em casos de agravamento clínico agudo; interpretação de exames que subsidiam a avaliação clínica; o tratamento farmacológico; os cuidados de enfermagem voltados para unidade biopsicossocial e espiritual.

Psicodinâmica do cuidar – Disciplina que discute o papel do enfermeiro na gestão do cuidado, a subjetividade do enfermeiro-equipe de saúde-paciente-família e as implicações referentes ao processo do cuidar.

Estágio Supervisionado – Voltado para aulas práticas orientadas por docentes em laboratórios, postos de saúde e hospitais. Ocorre desde o 1° ao 7° semestre do curso para construção de conhecimentos fundamentais para a leitura da realidade. É uma disciplina que estimula o senso crítico acompanhado de questionamentos, análises e resoluções de problemas. É um estágio curricular para complementar à formação, desenvolver habilidades e incentivar potencialidades individuais. 

Todas relevantes para o processo de aprendizagem do aluno e a formação de um excelente profissional. Além disso, durante o curso são realizadas ações integradas de ensino, pesquisa, iniciação científica, monitoria e publicações em revistas para promover o diferencial do discente.

Portanto, a Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública prepara o aluno tanto no campo teórico como na prática, estimulando o conhecimento e a resolução de problemáticas existentes na rede de saúde para que o profissional de enfermagem esteja apto para o mercado de trabalho competitivo, além de possuir um posicionamento voltado para as práticas de humanização na enfermagem. Afinal, o enfermeiro é o profissional responsável por cuidar das pessoas antes e após o procedimento operatório, o que também significa salvar vidas.

Desse modo, ressalta-se que com o diploma de bacharelado em enfermagem, reconhecido pelo MEC, o indivíduo pode atuar de forma ética na proteção e no cuidado humano, através do bem-estar ou na área de pesquisa e ensino, prestando serviços em clínicas, ambulatórios e hospitais.

Então, deseja explorar as suas habilidades, potencialidades e ser um profissional de enfermagem?

Escolha uma Instituição reconhecida com credibilidade, professores especializados, qualidade de ensino superior e caráter humanitário, que prioriza não só a formação de profissionais, mas de cidadãos mais éticos!

Faça a sua pré-inscrição no PROSEF de Enfermagem da Bahiana!


Humanização na Enfermagem - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA
Published:

Humanização na Enfermagem - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA

Published:

Creative Fields