Criatividade 
O que queremos dizer com criatividade? 
As artes criativas são composição musical, pintura, escultura, e várias formas de projetos bi e tridimensional. A criatividade não se aplica somente a áreas das artes, ela pode ser aplicada na medicina, na ciência e muitos outros campos das realizações humanas.

Alex issigonis criou mais do que apenas um projeto de carro. Ao virar de lado o motor de combustão interna, comprimir o compartimento do motor, remover o porta malas ele acabou criando o Mini.
Essas novas idéias fizeram com que olhássemos os carros de um modo diferente.

Nem todos os projetos são atraentes e empolgantes, só de vez em quando um projeto é verdadeiramente inovador. Os projetos inovadores, além de resolverem os problemas propostos, são os que mudam o mundo de forma irrevogável.
Processo criativo 
Quando temos um problema ele é dividido em fases primeiro um período de tentar resolver o problema qualquer e talvez pelo fato de ser algo que seria importante parece que as ideias desaparecem da nossa cabeça, depois de quebrar a cabeça e se esgotar, quando finalmente “desistimos” de certa forma, “heureca” a solução aparece.
Cada pessoa tem uma forma diferente de relaxar, uns pode ser sentado vendo um filme outros tomando banho ou até mesmo deitando na cama ou em um sofá. 

Para Alexandre Moulton pensar é um processo cerebral difícil. Não se deve imaginar que esses problemas se resolvam sem muito pensamento. É preciso esgotar-se. A coisa tem de ser observada na meante e reagida varias vezes, de um jeito tridimensional.
É quando passamos por esse processo, podemos deixar o computador da mente ou seja lá o que for, zumbindo ao fundo enquanto nós escolhemos outro problema.
Personalidade criativa 
Naturalmente algumas pessoas são mais criativas que as outras, ou não. A criatividade estará ligada à inteligência?
Haverá relações entre criatividade e personalidade?

Os psicólogos estudaram pessoas altamente criativas em busca de respostas a essas
perguntas.

Mackinnon realizou uma série de estudos sobre personalidade criativa e explica por que
escolheu arquitetos, ele verificou que os arquitetos criativos eram seguros e confiantes, mas não muito sociáveis, tipicamente inteligentes, autocentrados, extrovertidos e até agressivos.

Getzels e Jackson, num estudo famoso e bastante controvertido, compararam grupos de
crianças que tiveram pontuação elevada em testes de criatividade. Afirmaram identificar
muitas diferenças entre esses dois grupos de crianças bem dotadas, e uma das mais
importantes era a imagem que as crianças tinham de si mesmas: as ditas “inteligentes” eram considerados obedientes e flexíveis, com tendência a buscar a aprovação, enquanto as “criativas” eram mais independentes e tendiam a impor padrões próprios.

Isso, somado a descrição que Mackinnon faz dos arquitetos criativos, tende a confirmar a
opinião comum de que as pessoas altamente criativas podem ser de convivência difícil e, em geral, não se incomodam com isso.


Por outro lado, já vimos que os cientistas de sucesso podem ser considerados altamente
criativos e que suas ideias geram uma mudança completa na maneira como vemos o mundo .

Com certeza ao olharmos para a imagem a cima vamos conhecer ao menos um desses 5 cientistas que com sua criatividade e inteligência mudaram o mundo.
Criatividade ao projetar
Os projetistas têm de resolver problemas impostos, satisfazer as necessidades dos outros e criar objetivos belos. Dentro disso Hertzberger comenta que a criatividade é achar soluções, porém as vezes só fazemos algo bonito a partir daquela ideia que temos na cabeça.   

Precisamos ter cuidado ao distinguir originalidade e criatividade em um projeto. No mundo competitivo, o novo e surpreendentemente  diferente pode se destacar e ser aclamado apenas por isso. 
Richard Seymour considera que o bom projeto resulta da "solução inesperadamente pertinente, não de maluquices que se fingem de originalidade". 

Robert  Venturi disse que, para o projetista, " é melhor ser bom do que ser original". 

Eles advertem contra a tendência  recente de valorizar o projeto de aparência puramente original sem testá-lo  para ver se realmente funciona. 
Alguns projetistas trabalham para gerar uma série de soluções alternativas já no começo, seguido de teste e seleção. Outros preferem trabalhar em uma ideia única, mas que aceitem que, além de evoluir, ela possa sofrer revoluções.
Educação para a criatividade
Somos criativos porque nascemos assim ou somos criativos porque aprendemos a ser assim? 
Basta dizer que há  indícios suficientes que podemos aprimorar a criatividade. Uma escola de pensamento defende que os alunos devem ter um regime livre e aberto, no qual se encoraje a livre expressão. Porém quando fizemos ou vimos algo a ser feito de uma determinada maneira, essa experiência tende a reforçar a ideia na mente e pode bloquear alternativas. 

A formação de projetistas no mundo todo baseia-se, em grande parte, no estúdio onde os alunos aprendem tentando resolver problemas, e não adquirindo teoria e depois aplicando-a. Aprender com os próprios erros costuma ser mais eficaz do que confiar na experiência adquirida pelos outros!
CRIATIVIDADE
Published:

CRIATIVIDADE

Published: