Minha dissertação de Mestrado - FAU-USP - maio/2018

Dissertação de mestrado apresentada à FAU-USP em maio de 2018.
Autora: Luciene Ribeiro dos Santos
Orientador: Prof. Dr. Alessandro Ventura

Link na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/pt-br.php

Capa e projeto gráfico: Luciene Ribeiro dos Santos
Traduções e revisão gramatical: Luciene Ribeiro dos Santos
Fotografias: câmera digital primária do smartphone Motorola ® - Moto G3.

Projeto gráfico e diagramação elaborados no Microsoft Word. Publicação com Adobe Acrobat.
Tipografias: Perpetua, Futura e Baskerville.
Ilustração simplificada do que é um Centro de Memória, com os três tipos de acervo citados pela pesquisadora Luciene Ribeiro dos Santos. Ilustração: Lígia de Castro (Agência Universitária de Notícias - AUN-USP)
Ilustração da sistematização de dados feitos pela pesquisadora Luciene Ribeiro dos Santos. Ilustração: Lígia de Castro (Agência Universitária de Notícias - AUN-USP)
​​​​​​​Resumo em português:
A presente pesquisa, desenvolvida com base nos preceitos da História Social, teve o objetivo de resgatar a memória sobre os professores e professoras que lecionaram na área de projeto na FAU-USP de 1948 a 2018, promovendo a redescoberta de trajetórias de vida, histórias que haviam se perdido com o tempo e experiências em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa documental e bibliográfica levou à construção de um banco de dados históricos com 251 registros de professores, visando a uma futura sistematização das fontes documentais para a construção de um Centro de Memória sobre o ensino de Projeto na FAU-USP. Como resultado da pesquisa, foram apresentados os perfis individuais dos docentes em forma de fichas pró-memória, ordenadas de acordo com a data de ingresso na FAU-USP. Cada ficha foi exportada e elaborada com base nas informações tabuladas no banco de dados. Em algumas fichas, essa apresentação foi complementada com citações, depoimentos, imagens e referências obtidas ao longo da pesquisa. A análise dos dados identificou diversidade de formações acadêmicas e áreas e atuação nos perfis dos professores do atual Departamento de Projeto (AUP), bem como entre os docentes das suas Cátedras equivalentes, anteriores à Reforma de 1962. Essa diversidade, em nosso ponto de vista, figura como ponto de partida para abordagens e perspectivas interdisciplinares de ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, ao longo do tempo, assim como para as discussões que levaram à criação e evolução do curso de Design. Evidencia-se o tipo de profissional que era formado no passado e o que está se formando na atualidade; e também se manifestam as competências profissionais e os diversos instrumentos metodológicos utilizados no AUP, na formação dos diferentes perfis de profissionais que atuam na área de projeto. Nesse sentido, a pesquisa buscou abordar a importância do resgate de memórias para o campo da historiografia da Arquitetura e do Design. A recuperação analítico-crítica dessas memórias poderá estimular o confronto de correntes de pensamento, projetos, ideários, práticas didáticas e de pesquisa envolvidas com a formação do arquiteto, do urbanista e do designer, garantindo a constante atualização da concepção generalista e da diversidade de orientações profissionais que hoje caracterizam o AUP e, consequentemente, a FAU-USP.
Minha dissertação de Mestrado - FAU-USP - maio/2018
5
44
2
Published:

Minha dissertação de Mestrado - FAU-USP - maio/2018

5
44
2
Published:

Tools