Bruna Espinola's profileTayller Delfino's profile

Identidade Visual Associação dos Artesãos da Meia Praia

DESIGN COMO ESTRATÉGIA DE POTENCIALIZAÇÃO DO ARTESANATO LOCAL: ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA MEIA PRAIA.

Trata-se de uma proposta de identidade visual de marca para a Associação dos Artesãos da Meia Praia, o qual fica localizado no município de Itapema/SC e é formado por 14 tipos de artesanato. O projeto foi iniciado após analisarmos os seguintes pontos: o nome anterior não representava a todos o membros da associação com um todo; pouca divulgação; falta de planejamento e padronização; os produtos eram distribuídos de forma desigual e o espaço físico não oferecia estrutura adequada.

O objetivo principal da reestruturação de identidade é o desenvolvimento de uma linguagem que transmita a essência do grupo, apresentando aspectos comuns em meio a diversidade.

Quanto às referências conceituais, levamos como base a valorização do trabalho manual (que é a base do artesanato), a individualidade agrupada, a criatividade e o amor pelo que se faz. Já para as referências visuais, estudamos imagens e somamos características como um símbolo/linguagem que representasse a todos: as mãos, o uso de diferentes cores e contrastes, uso de estilos gráficos diferentes (como o brush ou pinceladas).

Quanto às formas, a mão representa o trabalho manual, o coração expressa o cuidado e a delicadeza do artesão para com seus trabalhos e, o pincel a fim de representar o estilo gráfico do logotipo - uma vez que pinceladas também podem ser associadas à trabalho manual.

Quanto às cores, o autor FARINA (2006), cita que a cor exerce o papel de uma tríplice ação: impressionar, expressar e construir, porque precisa ser vista, provoca diferentes emoções e cria um significado próprio que comunica uma ideia. 

Neste projeto, os tons representam a:
Rosa - remete a emoções e sentimentos, cuidado, delicadeza;
Alaranjado - associada à criatividade, rotina diária e movimentos constantes;
Azul - remete ao comprometimento e a parceria, ainda que cada um trabalhe com um tipo de artesanato diferente;
Verde - representa o equilíbrio, proporciona o relaxamento visual e traz harmonia para a proposta;
Marrom - representa a base da estrutura da mão, está relacionada a conceitos como maturidade, o rústico artesanal, responsabilidade ambiental, já que a cor também remete a natureza e produtos orgânicos.


Quanto à tipologia, a ideia foi usar uma tipografia sem serifa, com aspectos geométricos e bem representativa, sendo legível, clara e aplicá-la na cor preta para manter o equilíbrio do logotipo. A escolha também se deu por facilitar a aplicação em trabalhos como bordado, por exemplo.

Quanto às aplicações, sugerimos:
Tags ou etiquetas - para cada produto das lojinhas ou feiras;
Banner - com informações necessárias, no caso das feiras, ficará exposto e bem sinalizado;
Aventais e Camisetas - como uniforme simbolizando o membro da associação;
Sacola Kraft - reduzindo o impacto ambiental, o logotipo pode ser aplicado em carimbo, em versão monocromática;
Folder - frisando informações de contato, localização, tipo de artesanato e objetivos da associação. 

O projeto é fruto da parceria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e a Oficina Acadêmica de Design (OF DESIGN), ambas da instituição de ensino Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

​​​​​​​OBRIGADA.

Veja nosso projeto na galeria abaixo:
Apresentação por Tayller Delfino.


Identidade Visual Associação dos Artesãos da Meia Praia
Published:

Identidade Visual Associação dos Artesãos da Meia Praia

Identidade visual para associação de artesãos

Published: