Rita Diniz's profile

LA JETÉE - MOVIE POSTERS + EDITORIAL

Projecto Académico que teve como base o filme La Jetée (1962), de Chris Marker, e narrado por Jean Negróni, que utiliza imagem estática para criar a narrativa. Estas imagens estáticas/fotografias, a preto e branco, que caracterizam fortemente o filme, foram a maior inspiração e ponto condutor para todo o conceito e realização do projecto.

Conceito:
Associado ao passar pulsante das fotografias ao longo da narração, como se de pequenos flashes de luz se tratassem, estes retratavam pontos de memória e momentos que iam surgindo com tempo quase metódico e rigoroso. A isto foi associado um elemento gráfico presente em todo o grafismo dos objectos, ligando-os entre si; pequenos pontos, ou bolas negras, que visam representar esse mesmo passar ritmado entre fotografias de modo intermitente. Estas mesmas “bolas de luz” são vistas várias vezes em stills do filme.
Também por existir “ritmo”, numa certa ordem, foram utilizadas grelhas e linhas para organizar não só a estrutura, como todo o texto e imagem; esta mesma grelha é por vezes presente e visível no grafismo.
Tal como o contraste do preto e branco, também os dois tipos de letra utilizados diferem e batalham entre si, mas em harmonia; um monospace e um tipo de letra com serifa (de alto contraste, stress vertical, repleto de curvas elegantes e marcantes que jogam com ângulos rectos e pontiagudos de forte expressividade, que lhe conferem algum drama e impacto, necessários ao filme).

Em termos de objectos foi realizado um poster principal, com stills de momentos-chave. O foco da aplicação tipográfica passou pela informação base do filme e alguma pequena informação secundária, que à partida passaria despercebida.

Uma publicação composta por dois booklets, de dois tamanhos. O primeiro, 01, mais pequeno e em formato género “livro”, permite folhear página a página a história do filme com a transcrição da narrativa acompanhada de stills, ambos complementando-se e criando como que uma terceira história de ritmos, escalas, elementos e posicionamento na folha de papel. O segundo, 02, complementa-o, sintetizando momentos essenciais do filme (com respectivas legendas, tempo e ordem), de modo rigoroso e cronológico; mais directo e objectivo. Ao desdobrá-lo, é revelado um segundo poster. 

Na tipografia aplicada no filme (créditos, legendas), os tipos de letra são mantidos, acompanhados do elemento gráfico presente em todos os objectos, alternado e ritmado com o texto.





Thanks!
LA JETÉE - MOVIE POSTERS + EDITORIAL
Published:

LA JETÉE - MOVIE POSTERS + EDITORIAL

Academic project / ESAD.CR. Posters + publication + typography for the 1962 french short film "La Jetée" (by Chris Marker and narrated by Jean N Read More

Published: