Yuri Endo Kokubun's profile

Habitar a diversidade

Habitar a diversidade
Edifício multifuncional no centro de Porto Alegre
Trabalho Final de Graduação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Localização: Porto Alegre - RS
Ano: 2010
 
 
A região central de Porto Alegre caracteriza-se pela presença de três zonas de usos bem definidas e delimitadas: Zona Predominantemente Residencial, Zona Predominantemente Comercial e Zona Predominantemente Institucional e Cultural. Essa característica mono-funcional de determinados espaços no centro da cidade acarreta em áreas com pouca vitalidade urbana em determinados períodos.
Mais do que um edifício a ser inserido no centro de Porto Alegre, este projeto é uma proposta de ocupação nesta região que procura romper este zoneamento. Desta forma, este exercício se propõe a trabalhar com a promoção de diversidade na região central de Porto Alegre, através da implantação de uma edificação multifamiliar de uso misto.
 
O projeto conta com atividades comerciais para suprir parte das necessidades do cotidiano dos moradores do edifício e da região, procura se identificar com características do entorno imediato (edifícios comerciais), além de estabelecimentos de lazer e cultura, como forma de criar uma relação com a área que esta inserida (polo cultural do centro de Porto Alegre).
 
Também tem por premissa estabelecer espaços para articulação e socialização entre a população residente e os demais usuários do centro e promover a diversidade de uso e pessoas na área que esta sendo implantada.
 
O programa consiste em uma base de serviços, comércio e equipamentos culturais, servindo de apoio aos residentes da edificação e do entorno. Acima desta base encontra-se o bloco residencial, cuja premissa é possuir uma variedade de tipologias que possibilite diversificar o perfil de seus habitantes.
 
 
Desenhos
 
HABITACAO
A orientação do bloco que abriga as unidades habitacionais é norte-sul, com suas faces de maior dimensão dispostas no sentido leste-oeste. De forma a permitir ventilação cruzada em todas as unidades, estas foram projetadas de maneira a ocuparem as duas fachadas da edificação. Para tanto, as circulações horizontais foram dispostas a cada três pavimentos, e os apartamentos são duplex, possuindo assim, sempre um pavimento conectado as fachadas leste e oeste.
 
O bloco residencial foi projetado como um grid tridimensional com 18 módulos no sentido horizontal e 9 no vertical, com shafts de instalação a cada duas unidades modulares horizontais. A partir desta disposição é possível criar uma diversidade de tipologias habitacionais que abrigue uma diversidade de residentes.
 
Foram projetadas 9 tipologias habitacionais, totalizando 90 unidades em todo o edifício.
Habitar a diversidade
Published:

Habitar a diversidade

Edifício multiuso Centro de Porto Alegre - RS 2010

Published: