Add to Collection
About

About

O presente projeto consistiu na criação de um identidade visual para a Comissão Estadual da Verdade do estado do Rio Grande do Sul, seguido de wi… Read More
O presente projeto consistiu na criação de um identidade visual para a Comissão Estadual da Verdade do estado do Rio Grande do Sul, seguido de wireframe e leiaute do site. Read Less
Published:
O presente projeto consistiu na criação de um identidade visual para a Comissão Estadual da Verdade do estado do Rio Grande do Sul, seguido de wireframe e leiaute do site.
 
Trabalho desenvolvido em parceria com Heli Meurer.
 
A Comissão Estadual da Verdade é uma espécie de extensão da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei 12528/2011 e instituída em maio de 2012. Ela tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos, praticadas por agentes públicos, ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.
No briefing feito com o cliente, foram definidos três conceitos principais que guiariam o projeto da identidade visual: justiça, verdade e memória. Conforme explicado pelos membros da Comissão, esta não possui o poder de punir ou acusar qualquer crime ocorrido no período da Ditadura Militar. Seu objetivo é apenas o levantamento de dados, reescrevendo partes perdidas da história do Brasil. A partir dessas informações, foram realizadas pesquisas linguísticas e desenhísticas acerca do tema.
Após as pesquisas, deu-se início ao processo de geração de alternativas. Foram feitos estudos da forma de uma peça de quebra-cabeça, para que se parecesse ao máximo com a forma de um corpo humano simplificada. O principal objetivo de um quebra-cabeça é ser reconstruído, assim como a Comissão da Verdade pretende com a história do País, por meio da contribuição do povo brasileiro.
A cor verde foi escolhida por representar esperança e a verdade, e também por ser a cor correspondente a "siga em frente" no sinal de trânsito e em outros símbolos semelhantes, encorajando o cidadão a participar com seu depoimento.
 
Com a identidade visual aprovada pelo cliente, deu-se início à construção do sítio virtual. A estrutura contempla notícias em destaque, manchetes, mídias sociais, eventos e um formulário para relato, dentre outras funcionalidades.
Wireframe criado para o site da Comissão Estadual da Verdade do RS.
Leiaute final desenvolvido para o site da Comissão da Verdade do RS.