• Add to Collection
  • About

    About

    Construção de uma Máquina de Prelo (low cost).
    Published:
     Fonte: Wikipédia

     "Prelo é uma forma de impressão gráfica, considerada pioneira na reprodução de livros comparado ao que se tinha na época. A invenção é do alemão Johann Gutenberg que, em 1450, adaptou a prensa utilizada na produção de vinho para uma máquina de impressão gráfica. O mecanismo era composto por uma alavanca que fazia pressão sobre as letras tingidas de tinta que ao entrarem em contacto com o papel faziam a impressão.
     As imagens eram feitas em uma chapa só, como um grande carimbo. Já os textos e frases eram compostos por várias letras individuais. Dessa forma, como os textos precisavam de várias letras repetidas para a sua composição, era necessária uma colecção do mesmo tipo. Para aguentar a pressão que a máquina produzia, as peças eram feitas em metal resistente."
     Como as máquinas de prelo que poderia comprar custavam todas para cima de 800 euros, comprei tábuas de pinho, pegas e parafusos. Construí um suporte com abas que fixe as 3 formas... A3, A4 e A5 (que aqui não aparecem recortadas). No verso do tampo fixa-se a folha a imprimir, sempre de tamanho A3 e, desta forma, obtém-se uma impressão A3, duas A4 ou quatro A5. A partir desse momento, trabalha-se com uma guilhotina.
Investimento total: umas belas de umas gargalhadas com os amigos, 3 horas de trabalho e 30 euros!