Thalles S. Florêncio's profile

[Texto] Futebol americano nas areias de Ponta Negra

Futebol americano nas areias de Ponta Negra

Como o esporte da bola oval tem se desenvolvido nas praias de uma terra apaixonada pelo futebol

É indiscutível que o esporte mais popular do Brasil é o futebol. O termo que dá nome à modalidade é de origem inglesa, assim como o próprio esporte, e é resultante da junção das palavras “pé” (foot) e “bola” (ball). Porém, no maior país de língua inglesa do mundo, o jogo da bola redonda tem que se contentar com outro nome: soccer. Essa mudança ocorre porque nos Estados Unidos o futebol que domina é outro, e esse nós conhecemos por Futebol Americano.

O Futebol Americano, apesar da referência aos pés, é em sua maior parte jogado com as mãos. Outros elementos do esporte são a bola oval, o gol suspenso no ar e a área de pontuação. Sendo o esporte mais popular da terra do tio Sam, o Futebol Americano tem crescido consideravelmente nos últimos aqui no Brasil. E quando observamos o quadro do esporte no Rio Grande do Norte, o entusiasmo por parte dos fãs é garantido.
Foto: Facebook América Bulls Potiguares
No ano de 2006, surgiu em Natal o Ponta Negra Bulls, quase que paralelamente à chegada do esporte na cidade. Inicialmente sem recursos e sem equipamentos, os treinamentos aconteciam nas areias Ponta Negra. Com o passar dos anos, o futebol americano foi ficando cada vez mais profissional em terras potiguares, e alguns anos depois de começarem as atividades, o Ponta Negra Bulls tornou-se Bulls Potiguares.

O time que já conta com um Nordeste Bowl (vencido em 2009) e dois vice-campeonatos da Liga do Nordeste firmou uma parceria em 2013 com o clube de futebol América e hoje chama-se América Bulls Potiguares. A equipe agora conta com equipamentos, formação de jogadores completa, local para treinamentos e jogos e a cada ano se mantém em ascensão no cenário regional. Depois de um 2015 em branco, quando foi o último colocado de sua divisão na conferência nordeste, o Bulls fez uma excelente campanha e voltou a chegar aos playoffs. Porém, na semi-final da conferência nordeste foram varridos pelo Ceará Caçadores por 57x0, quando já tinham vencido a mesma equipe na primeira fase por 21x13.

Mas Ponta Negra não se contentou em ter um só time de futebol americano. Em 2008, dois anos depois do surgimento do Bulls, alguns amigos interessados no esporte da bola oval se juntaram para criar o Natal Scorpions. Desde então, o clube construiu uma certa rivalidade com o Bulls, já que disputaram as finais do I RN Bowl em 2008 e o Nordeste Bowl em 2009, ambos com vitória do Bulls Potiguares. Não bastasse isso, a rivalidade se acentuou há alguns anos com as parcerias firmadas de ambas as equipes com os dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Norte, América e ABC, ambos de Natal e responsáveis pelo maior clássico do estado.
Foto: Assessoria de Comunicação / ABC F.C
O Ponta Negra Scorpions, que já foi conhecido também como Natal Scorpions e hoje se chama ABC Scorpions, por conta da parceria com o clube de futebol, chegou a passar por dificuldades ao longo dos seus 8 anos de funcionamento. Depois de participar do campeonato Brasileiro em 2012 e 2013 sem conseguir chegar aos playoffs, a equipe abandonou a Superliga Nacional de 2014 alegando problemas internos. O ano de 2015 foi resumido aos treinos, até que a equipe firmou parceria com o ABC em 2016 e decidiu voltar a participar de competições nacionais. Neste ano, o Scorpions participou da Liga Nacional, uma espécie de segunda divisão da Superliga, na Conferência Nordeste, mas não passou da primeira fase.

Apesar das dificuldades, mudanças de nome constantes e resultados ainda não muito expressivos, o futebol americano não só em Natal, mas também no Rio Grande do Norte, tem evoluído notavelmente. O estado ainda tem o UFERSA Petroleiros, de Mossoró, integrando a Superliga Nacional. Para um esporte que começou a engatinhar na região potiguar a apenas uma década, o quadro atual sugere um futuro animador.
[Texto] Futebol americano nas areias de Ponta Negra
Published:

[Texto] Futebol americano nas areias de Ponta Negra

Texto desenvolvido ao final de 2016 para a matéria de Grande Reportagem do curso de Jornalismo da UNP. A reportagem trata da ascensão do futebol Read More

Published:

Creative Fields