• Add to Collection
  • About

    About

    A small jewelry studio made of wood and masonry in the middle of a beautiful and cozy garden at the back of the owner's house.
    Published:
Atelier Pompeia

Um atelier no jardim. Imerso neste pequeno oásis verde urbano, este anexo é respeitosamente implantado no jardim desta casa construída em 1929, na busca pelos ares de antigamente com o olhar contemporâneo.

Ter seu próprio atelier no jardim de casa era o desejo da artista plástica paulistana. Um espaço de trabalho para abrigar uma oficina de cerâmica e ourives, estúdio de revelação de fotos, além da pequena biblioteca.

O projeto foi desenvolvido levando em consideração a integração do anexo com todo o entorno sem descaracterizar a construção principal.

Para não construir um salão muito grande, o layout considerou o jardim como extensão do atelier. Assim, tanto as aulas como os próprios trabalhos poderiam ser desenvolvidos na área externa.

A implantação respeitou a localização das árvores, promovendo apenas o deslocamento de algumas plantas dentro do mesmo espaço.

Este atelier de 3X6,80m foi planejado em módulos para facilitar a construção e reduzir os custos da obra.

A madeira sapucaia, utilizada nos pilares e vigas, também está presente nas portas de correr. Em forma de ripas, calculadas para garantir o máximo aproveitamento da madeira, facilitam a circulação de ar dentro do atelier.

Os fechamentos, normalmente executados em vidro, foram substituídos por painéis de policarbonato. Além de mais leve e barato, esse material foi escolhido por suas propriedades térmicas.

Na marcenaria foram usadas placas de OSB, com acabamento apenas em verniz. Para a cobertura, optou-se por telhas metálicas, fabricadas sob medida, o que facilitou ainda mais a execução da obra.