PAROXISMO
2º  ANO

Design de Moda
Escola de Moda do Porto
Coleção inspirada na peça de dança contemporânea de Anne Teresa de Keersmaeker: Rosas danst Rosas, 1983 e na sua adaptação cinematográfica de 1997  de Thierry de Mey. Rosas danst Rosas é dançado por apenas 4 bailarinas e está dividida em 4 partes, a primeira representa a noite, a segunda a manhã, a terceira a tarde e a quarta é um paroxismo representando o auge da peça em que as bailarinas dançam até à exaustão. O seu estilo coreográfico é caracterizado por ter sequências de movimentos simples que são repetidas e exploradas de todas as formas provocando uma exaustão e vulnerabilidade visível nas bailarinas. 
Os únicos materiais usados são o chiffon e a sarja. A sua diferença de pesos simboliza o contraste de feminilidade e rigidez da coreografia.
A coreografia é traduzida para as peças através de um padrão de 4 pregas com diferentes profundidades que é repetido, este padrão representa as repetições e está presente em todos os coordenados. O contraste entre as silhuetas mais justas e as  mais rectas, tal como a diferença entre os materiais refletem a feminilidade de alguns movimentos e das próprias bailarinas em oposição à rigidez de outros movimentos mais secos e à frieza do cenário. A presença de uma grande quantidade de formas rectangulares (janelas, chão, azuleijos) também servem de inspiração.
PAROXISMO
Published:

PAROXISMO

Published:

Creative Fields