Nova Página de Resultado de Busca @Zap Imóveis
No ZAP, portal de anúncio de imóveis, foram identificados pela equipe de SEO e o time de performance, uma série de problemas na antiga página de resultados que culminariam no seu redesenho:
 
Página anterior: muitas imagens por card, falta de informação e hierarquia dos elementos :(
- Performance: Uma necessidade da redução do número de requests de imagens (cada card carregava 3 imagens de uma vez e na interação trazia mais 3) e dados trafegados que culminava na lentidão de carregamento dos resultados de busca;

- SEO: o Google altera o algoritmo olhando para a versão mobile como fonte de indexação primária e a SERP foi a mais impactada, o que pedia uma refatoração de exibição de conteúdo e priorização das informações no nosso ambiente mobile.
Além disso nossos números indicavam que éramos líderes em SEO, mas algumas práticas feitas pela concorrência eram mais adequadas. 
Um dos efeitos disso era um snipet adicionado no topo da página de resultados do Google em alguns cenários onde nunca aparecíamos. 
Snippet do Google: trazia resultados da concorrência mesmo o ZAP sendo o primeiro resultado :(
Como não tínhamos nenhum conteúdo descritivo nos cards da SERP anterior, o Google não nos colocava nessa posição privilegiada, apesar de nós sermos os primeiros no resultado orgânico.

Grafia Correta dos bairros: Além da falta de descrição nos cards, o ZAP ainda trazia uma grafia abreviada dos bairros que também prejudicava o seu rankeamento comparado aos outros sites:
Resultados de busca para a Vila Prudente e Vila Mariana: a grafia incorreta dos bairros prejudicava a posição no ranking
Frente a essa demanda da equipe de SEO e do time de performance, o time de design estrategicamente resolveu aproveitar a oportunidade para:
-  Oferecer uma melhor experiência para o usuário;
- Aplicar novos padrões visuais e ter mais fácil adaptação em caso de novas demandas;
- Oferecer uma experiência realmente pensada para audiência mobile.
Novo card Desktop: Melhor organização das informações, imagem maior e visual mais moderno
O novo card desktop trouxe as seguintes melhorias, além da inclusão de uma pequena descrição :

Imagens: Uma imagem 214% maior que a anterior, com melhor definição e por trazer apenas uma, menos requisições e melhor performance no carregamento dos resultados

Iconografia: além de mudar no site a iconografia de favoritos de ⭐ para ❤, mais adequado e intutivo para ação, inserimos nos cards os ícones das características dos imóveis, fazendo uma ligação direta com os ícones da busca. Estes últimos também foram redesenhados e adapatados também para os apps para celular.

Arquitetura de informação: Houve um ganho muito grande na orem de leitura e setorização dos elementos, que resultou numa melhor legibilidade e possibilidade comparação com os outros itens da busca.
Novo Card Mobile: Possibilidade de lead e navegação de galeria direto no resultado de busca 
Com o crescimento da audiência mobile e estabilização da desktop, a experiência mobile para a SERP foi toda repensada:

- Navegação de galeria: Agora pode se ver um preview de todas as fotos do imóvel direto na SERP, diferente da versão anterior, as informações ficavam em cima da única foto que aparecia do imóvel.

Antigo Card Mobile: Falta de legibilidade das informações e da imagem do imóvel
- Mais clareza e legilibilidade das informações: com o texto fora da foto ficou mais fácil ler o resumo das informações do imóvel e comparar com outros ainda na SERP;

- Possibilidade de lead direto na SERP: no redesenho ainda foi possível a inserção de um botão de lead no card facilitando ainda mais o contato e trazendo mais valor para o anunciante.

Nova SERP Desktop
Nova SERP Mobile
Resultados:

Um mês após a implementação da nova SERP, já conseguimos os seguintes resultados:

-  Segundo o Google Search Console, tivemos em média um carregamento do site 42% mais rápido.

- Segundo o Google Analytics, a audiência de SEO ficou 21% acima da meta e o volume de leads ficou 0,58% acima do orçado, tendo um crescimento de 8%
Nova Página de Resultado de Busca @Zap Imóveis
0
39
0
Published:

Nova Página de Resultado de Busca @Zap Imóveis

Redesenho da página de resultado de busca do Portal ZAP Imóveis
0
39
0
Published:

Tools

Adobe Photoshop

Creative Fields

Copyright Info

Attribution, Non-commercial, No Derivatives

Read More