Maio Amarelo - MCID











Background:
O Brasil é o 5º país com maior número de mortes no trânsito. A cada ano, morrem quase 50 mil pessoas e pelo menos 400 ficam com algum tipo de sequela. Só em 2017, foram gastos quase R$200 bilhões com acidentes. Assim, além de ser um imperativo moral, é também uma necessidade social reduzir essas estatísticas. Então, para alertar as pessoas sobre a relação entre a direção irresponsável e o alto índice de vidas perdidas, nasceu o movimento Maio Amarelo.

Problema:
Em 2018, o desafio é mudar comportamentos e conscientizar a sociedade sobre o respeito no trânsito de forma geral. Atingindo não somente motoristas, mas ciclistas, motociclistas e pedestres de todas as idades, de crianças até adultos. O intuito é fazê-los entrar no movimento do Maio Amarelo, mostrando que todos são parte do trânsito e devem cuidar para que ele seja seguro.  

Insight:
A partir do problema dado, chegamos ao seguinte insight: Todos possuem um papel importante no trânsito e vidas se cruzam todos os dias nas ruas do Brasil. Porém, por conta da imprudência, algumas delas não voltam para casa. Já que elas não podem contar sua história e conscientizar a sociedade, como podemos fazer isso por elas?

Solução:
Assim nasceu a websérie “Vidas Cruzadas”, que dá voz a essas narrativas que foram interrompidas cedo demais, através daqueles que ficaram à espera e não tiveram a oportunidade de dar adeus.

























Campanhas de suporte 

Além da campanha principal, também foram produzidas outras campanhas para conversar com diferentes públicos através de posts nas redes sociais e adesivos. 

Utilizamos uma linguagem mais colorida e ilustrações divertidas e frases diretas para falar com crianças e adolescentes que andam de bike, skate e que são em sua totalidade pedestres.

Já para atingir o público de motociclistas, utilizamos ilustrações de motos antigas e fontes mais pesadas, mas mantendo o texto curto e direto.






















Ficha Técnica:

Agência: 
BR+ Comunicação - BSB

Cliente:
Ministério das Cidades

Campanha:
Maio Amarelo 2018

Planejamento e criação: 
Wilton Fuzeta

Redação: 
Leandro Rodrigues
Paulo Rosa Castro
Rafaela Barreto

Direção de Arte: 
Guilherme Gomes
Igor Felipe Machado
Luciano Oliveira











Maio Amarelo - MCID
Published: