Bruna Fernandes Machado's profile

14 hábitos que diminuem o consumo de energia da geladei

14 hábitos diminuem o consumo de energia elétrica da geladeira
Por Bruna Fernandes - Texto utilizado originalmente para campanha no RD Station das Lojas MM em 2017

A geladeira é tão comum e tão útil em nosso cotidiano, que às vezes nem pensamos que ela pode ser uma vilã do consumo de energia. Quer conferir como diminuir o gasto de energia do seu refrigerador? Acompanhe os tópicos abaixo!

1. Não encoste os recipientes e alimentos nas paredes
Esse hábito prejudica a circulação do ar entre as prateleiras, desperdiça energia elétrica e também pode estragar frutas, verduras e legumes.

2. Evite abrir e fechar a geladeira várias vezes seguidas
Abrir e fechá-la várias vezes em pouco tempo não gasta energia apenas com a luz interna, mas gasta muito mais com a energia que ela consome para restabelecer a temperatura interna que foi perdida.

3. Não posicione fontes de calor próximas a geladeira
Deixar o microondas, forno elétrico ou o fogão perto da geladeira pode fazer com que ela trabalhe muito mais e consuma mais energia elétrica para manter a temperatura interna. O ideal é manter uma distância de no mínimo um metro entre as fontes de calor e a geladeira.

4. Espere o alimento esfriar antes de guardar
Alimentos ainda quentes podem degelar os outros que estão no refrigerador e aumenta o consumo de energia elétrica por bastante tempo até conseguir resfriar e voltar a temperatura ideal. E tem mais um risco, esse alimento quente pode até danificar a sua geladeira e estragar outros alimentos.

5. Troque a lâmpada!
Isso mesmo! A lâmpada interna do refrigerador pode parecer inofensiva, mas você também pode diminuir o consumo de energia dela. Caso a lâmpada seja incandescente, o ideal é que a substitua por uma de LED apropriada para geladeira. As lâmpadas desse tipo são um pouco mais caras, mas geram uma grande economia já no primeiro mês de uso.

6. Limpe a poeira externa do refrigerador
A parte de trás da geladeira é responsável por dissipar o calor do eletrodoméstico. Quando está empoeirada ela tem mais dificuldade em tirar o calor, tornando a geladeira menos eficiente. Mas cuidado para não danificar e não dobrar as bobinas enquanto as limpa.

7. Use recipientes de cerâmica ou vidro
Recipientes fabricados nesses materiais retém melhor a temperatura do que os de plástico quando são retirados e colocados novamente na geladeira.

8. Não guarde alimentos e líquidos descobertos
Quando estão descobertos essas substâncias podem causar mau cheiro, mofo e liberam umidade, o que dificulta a refrigeração do seu aparelho.

9. Descongele o congelador
Quando há grande acúmulo de gelo nas paredes internas do freezer da sua geladeira, é importante fazer o descongelamento. Modelos frost-free dispensam descongelamento, mas é bom verificar as recomendações do fabricante no manual de instruções.

10. Deixe ela arejar!
Parece estranho, mas a ideia é a seguinte: deixe um espaço de aproximadamente 7 cm em volta da geladeira para que a troca de ar quente por ar frio seja mais efetiva, sem sobrecarregar as bobinas do refrigerador e para não manter o ar quente retido.

11. Verifique a vedação da porta
Sabe aquela borracha que fica na porta? É preciso que você veja se ela não está ressecada ou danificada pelo uso constante, porque ela pode não segurar mais o ar frio dentro da geladeira, piorando o desempenho.

Você pode conferir com um teste fácil. Coloque uma folha sulfite entre a geladeira e a borracha de vedação. Se a folha ficar presa, está tudo ok. Se ela escorregar e cair, é melhor substituir a borracha..

12. Mantenha a geladeira na temperatura adequada
Regule a temperatura de acordo com a quantia de alimentos que estão dentro e com a temperatura ambiente ou estação do ano. Evite, por exemplo, usar temperatura muito fria no inverno, pois dependendo da quantia de alimentos eles podem até congelar, desperdiçando energia e estragando alimentos.

13. Vai tirar férias? Esvazie, limpe e desligue a geladeira
Como ficará bastante tempo sem uso, a melhor opção é esvaziá-la, desligar e fazer a limpeza. Lembre-se de deixar a porta aberta para ela secar, ventilar e não formar mofo.

14. Substitua-a por um modelo mais novo
As geladeiras antigas com compressor atrás consomem muito mais do que os novos modelos que tecnologias que não precisam dessa “grade” atrás.
14 hábitos que diminuem o consumo de energia da geladei
Published:

14 hábitos que diminuem o consumo de energia da geladei

Published:

Creative Fields