Margareth Bastos's profile

Marca | Cardápio | Restaurante

PROBLEMA | O desafio do projeto foi criar uma linguagem adaptada ao espaço físico existente e apresentar soluções com produção gráfica de qualidade e de baixo investimento, de acordo com a expectativa do cliente. O restaurante de comida síria, localizado na praça de alimentação de um shopping em Curitiba, utilizava as instalações de uma lanchonete e não sofreria intervenção para a transição. 

O projeto priorizou uma linguagem atraente e moderna para que o cliente fosse motivado a entrar na loja, adaptada à instalação física existente e ao público-alvo: frequentadores do shopping, estudantes pré-universitários, funcionários dos vários escritórios e consultórios da região próxima à Praça Osório, no centro da capital. Cabe ressaltar que durante a reunião realizada junto ao Departamento de Marketing do shopping, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o seu público e a regulamentação dos espaços, foi possível identificar as possibilidades de divulgação do Naya em mídias disponibilizadas pelo shopping e a preocupação com a identidade visual das lojas: uma imagem mais “refinada, objetivando um público menos popular", nas palavras da assessora.

A SOLUÇÃOPara isso foi realizado um estudo para a substituição (sobreposição) dos materiais existentes, sem que houvesse qualquer tipo de obra tanto na ocupação quanto na desocupação da loja. Isso sempre foi uma prioridade para o cliente. 

A identidade visual desenvolvida reúne referências sírias - a solidez das ruínas de Palmyra, as cores da bandeira síria e as texturas do mundo árabe. As mesmas referências estão presentes no desenho da marca e na paleta de cores do projeto - que também considera as cores do ambiente e não seriam modificadas.

A loja está localizada em um corredor e não tem fachada, portanto, a sua identificação foi pensada de maneira que pudesse ser vista nos dois sentidos, de acordo com o fluxo das pessoas: painel adesivo da marca e banner da marca fixado na coluna oposta ao painel.

A marca gráfica tem como assinatura "cozinha árabe", alternativa sugerida em substituição à original "restaurante sírio", como estratégia de comunicação e eventual flexibilização do cardápio. Sua aplicação, por solicitação do cliente, foi desenvolvida também para cardápio e embalagem para take away. Como alternativa ao custo de produção, foram desenvolvidas 2 etiquetas adesivas para as embalagens. A primeira delas, de funcionalidade variada e aplicável em diversos tipos de materiais, personaliza embalagens, sacolas de papel kraft, jogo americano, papelaria, além de ser utilizada como lacre de pequenas embalagens take away.  A segunda, apresenta espaço para indicação de prazo para o consumo e pode ser utilizada associada à primeira.

Marca | Cardápio | Restaurante
Published:

Owner

Marca | Cardápio | Restaurante

MARCA GRÁFICA DE RESTAURANTE

Published: