Adriana Taissun's profile

Adote essas 4 melhores práticas de Employer Branding

Adote essas 4 melhores práticas de Employer Branding
Você já ouviu falar em Employer Branding (ou marca empregadora)? Esse termo que está na ponta da língua do RH de muitas empresas é fundamental para atrair e reter talentos! 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse artigo e entenda melhor o que é e como implementar o Employer Branding na sua empresa!

Afinal, o que é Employer Branding?

O Employer Branding tem como objetivo posicionar uma boa reputação para a sua empresa enquanto empregadora. Ou seja, é uma forma de o mercado e possíveis candidatos medirem se a empresa possui um bom plano de carreira, se ela se importa com o desenvolvimento dos colaboradores, se permite conciliar a vida profissional com a pessoal, entre outros.

Quais são as melhores práticas de Employer Branding?

Agora que entendemos melhor o conceito e a importância do Employer Branding, chegou a hora de conhecer as melhores práticas para construir e gerenciar essa importante ferramenta de RH. Vamos lá!

1 – Defina os objetivos e estratégias

Sempre temos aquele impulso de sair fazendo as coisas, principalmente quando um assunto é novo ou nos empolga. No entanto, o Employer Branding não será efetivo se, antes de mais nada, você parar por um momento para refletir sobre os rumos e as ações que precisarão ser adotadas para atingir excelentes resultados.

Antes de colocar a mão na massa, avalie se esse será um projeto pontual para resolver um problema de captação de novos talentos, retenção de colaboradores ou uma mudança cultural; quais os recursos disponíveis para esse trabalho; e qual o nível atual de envolvimento dos líderes das equipes.

Depois, determine qual deve ser o objetivo do Employer Branding e liste alguns indicadores de sucesso para medir sua eficiência. Aí sim, comece a traçar as estratégias, cronogramas e a elencar responsáveis por cada etapa da gestão do Employer Branding.

2 – Engaje os líderes para participarem do processo

É essencial que você consiga transmitir os novos rumos e engajar os líderes de equipes durante todo o processo de mudanças que está prestes a acontecer com o Employer Branding. Apesar de parecer uma tarefa fácil, é muito comum enfrentar resistência no começo.

Por isso, prepare-se para explicar a importância do Employer Branding e a deixar claro para os líderes que eles são parte fundamental desse processo. Reforce o escopo do trabalho constantemente e mostre os resultados conforme eles forem surgindo até que a estratégia seja incorporada no dia a dia da empresa. Afinal, é necessário o comprometimento de todos para que o projeto tenha sucesso e não seja abandonado em alguns meses!

3 – Foque na experiência

Ouvimos muito falar sobre criar boas experiências para o consumidor, mas nos esquecemos constantemente que a experiência dos colaboradores é parte essencial para gerar valor para uma empresa. A forma como uma empresa interage e se relaciona com os colaboradores no dia a dia é fundamental para diminuir o turnover e aumentar a confiança dos demais públicos na marca.

O Employer Branding vai muito além de uma fonte para atrair novos talentos. É fundamental que a gestão esteja pautada em investimento e desenvolvimento dos colaboradores para que a empresa retenha talentos e, consequentemente, obtenha destaque no mercado.

4 – Use a tecnologia para personalizar experiências

Ainda falando desse ponto tão importante do Employer Branding, a personalização de experiências com os candidatos e colaboradores também é uma prática essencial para obter sucesso no processo. Por isso, aproveite os recursos tecnológicos para criar canais de comunicação e interação com candidatos, líderes e colaboradores de forma com que eles se sintam valorizados e lembrados, em vez de serem tratados como mais um em meio à multidão.

Por que as empresas devem investir no Employer Branding?

Vamos considerar o fato de que o RH tem alguns grandes desafios. Podemos destacar os processos de recrutamento e seleção, o desenvolvimento dos colaboradores com o objetivo de atingir a alta performance, a redução do turnover e a consequente retenção de talentos.

O ponto-chave é que, ao investir no Employer Branding, a empresa toma uma decisão estratégica que, a médio e longo prazo, soluciona em grande parte todos esses desafios que nós mencionamos. Quer entender como?

Processos de recrutamento e seleção

Sabemos que achar o candidato ideal para preencher um cargo pode não ser fácil. Fazer uma descrição atrativa da vaga, anunciar em diversos canais, analisar currículos, avaliar perfis etc. O processo vai longe!

O problema é que, mesmo depois de todos esses procedimentos, o RH pode perceber que não conseguiu captar profissionais que realmente correspondam ao perfil desejado.
Às vezes falta formação. Em outros casos, experiência. Pode ser ainda que mesmo os melhores candidatos tenham características pessoais diferentes daquelas desejadas ou que simplesmente não tenham um fit cultural apropriado.

O que fazer nesses casos? Estender o processo, começar tudo de novo e tentar captar outros candidatos ou contratar uma opção “mais ou menos”?

O Employer Branding resolve esse problema. Quando a empresa se torna conhecida por ser uma excelente empregadora, ela atrai naturalmente os melhores talentos disponíveis em sua área de atuação e região.

Essas cabeças cobiçadas pelo mercado passam a desejar uma vaga naquela organização e respondem às suas tentativas de captação de forma positiva, melhorando a qualidade das contratações e reduzindo o tempo gasto no processo seletivo.

Garantir essa vantagem na hora da contratação já adianta soluções para todos os aspectos que mencionamos. Quer saber como?

Desenvolvimento dos colaboradores

Vamos concordar que, se a empresa conseguiu contratar os candidatos mais qualificados, o caminho que ela precisa percorrer até alcançar o alto desempenho se tornou mais curto.

Portanto, o RH tem duas alternativas — aliás, duas excelentes opções — reduzir os esforços para o desenvolvimento, já que os profissionais são mais eficientes ou manter o empenho e ir ainda mais longe. Não é uma tremenda vantagem competitiva?

Retenção dos atuais colaboradores

Veja outra vantagem do Employer Branding: qual é o colaborador que planeja deixar o quadro de colaboradores de uma companhia reconhecida uma das melhores para se trabalhar? Em sã consciência, nenhum.

Lá ele se sente respeitado, valorizado, tem a oportunidade de crescer na carreira e se desenvolver, além de ter um pacote de benefícios invejável.

Com isso, a empresa reduz os custos com o turnover. Ela não perde o investimento feito para a capacitação de novos colaboradores, retém os principais talentos e apenas acumula capital intelectual.

Geração de mídia espontânea

E como se não bastasse a satisfação do público interno, o Employer Branding também faz a empresa colher muitos louros quando se trata de sua imagem junto à sociedade e ao consumidor.

Quando a mídia resolve fazer algum tipo de reportagem sobre empresas que valorizam seu capital humano, é o nome de sua organização que estará em evidência, garantindo uma boa imagem diante do público e promovendo a admiração por ela. Os resultados aparecem logo depois, no faturamento.

Portanto, trata-se de uma propaganda espontânea, da qual a empresa colherá os benefícios sem investir um único centavo do orçamento de marketing.

Solidificação da cultura organizacional

Quando satisfeitos com a companhia, valorizados e respeitados por ela e tendo a oportunidade de realização pessoal e profissional, os colaboradores respondem com seu engajamento.

E não se trata apenas de executar suas atribuições. Eles abraçam a cultura organizacional que promoveu essa situação de satisfação e fazem dela a verdadeira base para suas ações no dia a dia.

O Employer Branding é um processo de mudança na cultura interna que deve ser levado tão a sério quanto as ações para conquistar e fidelizar clientes. Afinal, a qualidade dos novos talentos e a retenção dos colaboradores são ativos de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu segmento ou porte.

Gostou das nossas dicas? Sua empresa já faz algo nesse sentido? Conte para a gente as suas descobertas e resultados com o Employer Branding e mande suas dúvidas para trocarmos experiências sobre o tema!

Publicado em http://passanorh.99jobs.com/employer-branding-adote-essas-4-melhores-praticas/
Adote essas 4 melhores práticas de Employer Branding
Published:

Adote essas 4 melhores práticas de Employer Branding

Published:

Creative Fields