10 benefícios que a Spirulina proporciona à nossa saúde
31
1
0
Published:
  • Add to Collection
  • About

    About

    Artigo com os 10 benefícios que a Spirulina proporciona à nossa saúde.
    Published:
A Organização Mundial da Saúde prevê que a spirulina se tornará um dos alimentos mais importantes para o século XXI. Esta é uma afirmação e tanto, considerando que a spirulina é um tipo de bactéria microscópica conhecida como algas azul-verde. Há evidências de que esse alimento único possui uma grande variedade de benefícios para a saúde. Essa é uma lista com 10 benefícios que a spirulina pode trazer à nossa saúde.

1. Reduz o colesterol

A espirulina mostrou diminuir os níveis de colesterol "ruins", como colesterol LDL e triglicerídeos. Considerando que aumenta o seu colesterol bom, ou HDL colesterol. Um estudo descobriu que tomar apenas 1 grama de espirulina por dia durante 12 semanas pode baixar seus triglicerídeos em 16% e LDL em 10%, além de aumentar seu HDL em 3,5%.


2. Reduz a inflamação

A ficocianina é um tipo de proteína encontrada em algas azul-esverdeadas, como a espirulina. Verificou-se que possui muitas propriedades benéficas diferentes, incluindo forte ação anti-inflamatória. A ficocianina é mostrada para reduzir o edema e inibir a atividade de compostos pró-inflamatórios como a histamina.


3. Protege a função do cérebro

Outro benefício da ficocianina é que ele tem um efeito neuroprotetivo. Em um estudo de culturas de células, foi mostrado para proteger células cerebrais contra danos. Isso ainda precisa ser testado em pessoas, mas os resultados do laboratório foram encorajadores.

4. Suporta sistema imunológico

Um pequeno estudo sugeriu que a espirulina pode melhorar sua função imune. Um grupo de adultos com mais de 50 anos tomou 3 gramas de espirulina diariamente durante 12 semanas. A maioria dos participantes aumentou seus níveis de enzimas importantes para a função imune, bem como a contagem de glóbulos brancos durante o estudo. A espirulina também mostrou aumentar as células assassinas naturais, que podem combater uma variedade de doenças.
5. Tem propriedades anti-câncer

Algumas evidências sugerem que a espirulina pode reduzir a ocorrência de câncer e o tamanho do tumor. Em particular, um estudo indiano examinou pessoas com lesões precancerosas na boca. Após receber 1 grama de espirulina por dia durante um ano, 45 por cento dos pacientes apresentaram regressão completa das lesões, em comparação com apenas 7 por cento do grupo controle. Embora, quando pararam de tomar espirulina, as lesões recuaram em quase metade do grupo.

6. Previne a anemia

A anemia é causada por baixos níveis da proteína hemoglobina que transporta oxigênio no sangue. Geralmente é devido à deficiência de ferro, pois o corpo necessita de ferro para fazer hemoglobina. Sabe-se que a espirulina possui altos níveis de ferro e pesquisas preliminares sugerem que pode ajudar a aumentar a hemoglobina e neutralizar a anemia.

7. Melhora o desempenho físico

Tomar spirulina foi mostrado para melhorar a sua resistência durante o exercício, bem como aumentar o seu metabolismo. Um estudo examinou as pessoas que foram para uma corrida de 2 horas. Aqueles que haviam tomado a espirulina levaram mais tempo para se cansar e queimaram mais gordura durante a corrida do que o grupo controle. Eles também apresentaram níveis mais elevados de antioxidantes naturais no sangue após o exercício, o que pode ajudar a acelerar a recuperação.

8. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Spirulina mostra promessa de reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Em um estudo, as pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram 2 gramas de espirulina por dia durante 2 meses reduziram significativamente os níveis globais de glicose no sangue. Além disso, estudos em animais descobriram que a suplementação de spirulina pode superar os medicamentos para diabetes, como a metformina.

9. Promove a perda de peso

Um estudo de 2017 deu 64 adultos obesos 1 grama de espirulina por dia durante 12 semanas. Caso contrário, não foram feitas alterações na sua dieta habitual ou nível de atividade física. No final do estudo, o peso corporal eo índice de massa corporal (IMC) de cada participante caíram. Além disso, eles relataram uma diminuição significativa em seu apetite.
10. Combate a desnutrição

Muitos governos e organizações em todo o mundo estão promovendo o cultivo e o uso da spirulina para ajudar a combater a desnutrição. Por exemplo, o estado indiano de Karnataka, em conjunto com a JSW Energy, iniciou um programa que oferece crianças desnutridas com suplementos de espirulina. Após a suplementação entre 2016 e 2017, houve queda de 45 por cento nos casos de desnutrição entre crianças na área.