um tipo experimental
inspirado nas pinturas
corporais da banda
baiana Timbalada.

an experimental 
typeface inspired by 
body paintings of the
Timbalada band.

Desde o início do curso de Design eu tenho vontade de trabalhar com as minhas origens. Soteropolitano, morador do Rio de Janeiro desde 2002, não perdi o contato com minhas raízes, e conheci desde pequeno o tamanho da cultura que a cidade de Salvador carrega em si. No último período da Faculdade, tive a oportunidade de ter o primeiro contato real com o que estou chamando de um caminho sem volta: temos a responsabilidade de produzir conteúdo cultural usando como base pilares que são, muitas vezes, esquecidos. Por isso, resolvi adotar o nordeste como fonte de inspiração.

Com isso em mente, me deparei com a cultura baiana e suas vastas manifestações culturais. Uma terra onde o sincretismo religioso acontece quase que de forma natural. Onde se dizem que “se superstição ganhasse jogo de futebol, todo campeonato baiano terminava empatado”. Onde nasceram Bel Borba, Jorge Amado, Dorival Caymmi e Raul Seixas. O berço do carnaval em sua forma dançante e característica. Onde nasceu o Axé, mas não estou falando da indústria musical que popularmente chamamos de “axé music”. Mas um terreno onde os tambores do Olodum transitam junto com mestres como Caetano Veloso e Gilberto Gil, com toques de Gal Gosta, Maria Bethania e Ivete Sangalo. E de onde nasceu a Timbalada.



Parece mais do mesmo começar a parte dos agradecimentos com um obrigado especial para os seus professores. Mas, sem dúvidas, não teria conseguido sem o apoio deles. Primeiramente sem o carinho e cuidado combinados com uma devoção incessante da professora Evelyn Grumach, não teria conseguido. Além disso, gostaria de agradecer ao meu orientador Fabio Lopez por desenvolver uma curiosidade em mim na aula de Tipografia II. Isso fez com que todo esse projeto viesse à tona e fosse possível. Sem suas dicas e vasto conhecimento, não existiria Timbatipos.

Após realizar dois projetos seguidos sobre a Bahia, muitas coisas mudaram na minha vida. Cada vez mais percebo que o design transmite idéias, valores e conceitos que afetam as ações, as opiniões, a conduta e o conhecimento das pessoas. meu papel é usar o design gráfico para exaltar a cultura baiana, começando pela Timbalada.


a Timbatipo é uma
tipografia experimental
que dá voz ao povo
baiano e estampa na pele
o orgulho de ser timbaleiro.
Timbatipo
Published:

Project Made For

Timbatipo

a Timbatipo é uma tipografia experimental que dá voz ao povo baiano e estampa na pele o orgulho de ser timbaleiro.

Published: