O projeto “Livreto Lambe-Lambe” tem como proposta explorar o universo tipográfico e as respectivas linguagens visuais analisadas a partir do contexto da tipografia urbana/popular do Brasil. Assim, foram realizadas múltiplas análises relevantes que abrangessem tais influências.

Primeiramente, foi selecionado três caminhos a serem contemplados no projeto; as características técnicas e estéticas do lambe-lambe e como esta se desenvolveu nas principais metrópoles brasileiras, a importância da Gráfica Fidalga na difusão e propagação da técnica/estética dos lambe-lambes, e por fim o artista Rico Lins, mestre em conceber experimentações tipográficas que demonstram o que é de fato brasileiro e urbano (identidade e características do design tipográfico do brasil).
Estudos Gráficos
Layouts finais dos lambe-lambes
O projeto realizado explora as múltiplas formas de experimentações tipográficas brasileiras e urbanas, tem como missão demonstrar a real identidade brasileira e como esta foi se desenvolvendo e evoluindo esteticamente ao longo do tempo. É perceptível que a proposta do livreto procura traduzir a efemeridade da produção gráfica dos artistas urbanos brasileiros e dos lambe-lambes, e como sua existência limitada por sua condição essencialmente utilitária, reprodutível e descartável interfere nas abordagens gráficas e conceituais. Fez-se, portanto, uma homenagem a este tipo de reprodutibilidade destas obras e técnicas, fazendo-se também uma homenagem (salientando características) das obras de diversos produtores visuais que trabalharam para desenvolver cada vez mais essa identidade. Conclui-se assim que é possível propagar a importância e o valor cultural da arte brasileira, podendo ser imortalizada e propagada a partir dos lambe-lambes.
Cola de Farinha
Published:

Cola de Farinha

Published: