Ivi Pivetta Viero's profile

Modula - Coleção de Joias Modulares

Coleção de Joias Modulares
Projeto desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria
- Esse Trabalho de Conclusão de Curso trata principalmente do conceito de modularidade atrelado à joalheria.
- Modularidade é uma característica que permite a personalização dos artefatos, cada vez mais individuais e customizáveis (MARTINS, 2002).
- Por ser modular, um artefato pode tornar-se, além de bastante customizável, interativo e versátil, conferindo ao mesmo uma grande função simbólica.

       Percebeu-se a falta de opções no mercado da joalheria no que diz respeito à peças modulares, versáteis e customizáveis. Normalmente, o que encontra-se são peças prontas, e o cliente as escolhe com base se as mesmas o agradam ou não.
       Objetos modulares não são somente divertidos para quem os possui, pela possibilidade de o usuário participar do funcionamento do produto, mas também são flexíveis e adaptáveis, pois permitem alterar componentes sem ter que refazer a totalidade do produto.
       Uma joia modular e versátil pode tornar-se muito simbólica ao usuário, pois o mesmo pode montar a joia, fazendo sua estrutura. Esse processo carrega um forte significado, pois uma joia "feita" pelo usuário é a maior expressão de quem ele é.


Objetivo Geral:
O Objetivo Geral deste trabalho é criar uma coleção de joias modulares,em que o consumidor tenha a possibilidade de montar e desmontar,customizando suas próprias peças, tornando-a modular e versátil.

Objetivos Específicos:
• Conhecer o estado da arte da joalheria através dos tempos, suas funções e aspectos de modularidade, customização e versatilidade;
• Estudar referências de métodos de projeto a fim de elaborar uma sistematização do processo projetual;
• Fundamentar sobre as funções estética, prática e simbólica de um produto;
• Desenvolver como projeto uma coleção de joias modulares, customizáveis e versáteis e realizar a fabricação de uma peça;
• Registrar por meio de imagens fotográficas e relatar o processo de fabricação da peça e validar o projeto.


Os objetivos foram alcançados, pois, através de pesquisas no campo da joalheria e das funções do produto, chegou-se a uma solução adequada para uma joia modular, customizável e versátil.
- A possibilidade de customização da peça permite ao usuário uma variedade de escolhas no mesmo produto.
- A participação do usuário na montagem confere um grande valor simbólico à peça.
- A transparência e cor da resina tornou o produto ainda mais customizável, sendo possível para o usuário escolher uma paleta de cores de módulos que combinem com as vestimentas do dia-a-dia.
- Pretende-se testar novos materiais para a criação dos módulos, e a execução de outras peças que possam fazer parte desta coleção de joias, proporcionando aos usuários uma maneira de estarem sempre podendo aumentar e completar a coleção com novas edições dos módulos.

Processo Projetual:
O processo projetual seguiu uma metodologia adaptada à de Löbach (2001). Foram utilizados painéis de referência temática com conceitos de modularidade para a geração de alternativas.
Projeto da Coleção:
1. Desenho das alternativas escolhidas
2. Modelos e delimitações
3. Renderização das peças
Resultados e Validação:
Demonstração dos conceitos "genderless" e público alvo de diversas idades:
Demonstração da versatilidade pelo uso em diferentes ocasiões:
Passo a passo demonstrando a maneira de montar o pingente:
Modula - Coleção de Joias Modulares
Published: