Relatório de StopMotion
Marioneta de Stopmotion - Inês Rato a21700175
Desenhos:

Construção:
Iniciamos o processo de construção da marioneta ao desenharmos como queremos que seja a sua aparência, juntamente de como ele parece de perfil e algumas bocas e olhos. De seguida, desenhamos a armação do boneco e a sua composição.
Começamos então a fazer a armação do boneco com arame de bonsai (1mm e 3mm) juntamente com a barrinha repara tudo, KS (4mm e 5mm), fita isoladora nas pontas para a barrinha aderir e uma porca na parte das costas e debaixo dos pés. De seguida preparamos a esponja,cortando ao meio e escavando a um pouco nas zonas que tinham massa e com cola spray colámos a esponja e a armação juntos, enrolámos com fita cola e esperamos que seca-se.
Enquanto isso, começamos a tratar da cabeça com KS, arame de bonsai, barrinha repara tudo e missangas para os olhos. Foi feito o mesmo processo do corpo para a cabeça, excepto que em vez de esponja usamos esferovite.
Tratamos então da armação dos braços (faz-se 4 braços), que consiste em 4 arames de 1mm enrolados com uma broca e um KS na ponta, juntamente com araldite na zona final onde separamos então os arames de forma a serem dedos.
Depois de termos o corpo e a cabeça devidamente secos, começamos então no processo de cortar o excesso e modelar de maneira a dar a forma pretendida ao boneco.

Depois de termos removido o excesso de esferovite, com massa modelar começamos a dar forma a cara muitas vezes sendo preciso parar e deixar secar durante algum tempo. Enquanto a cabeça seca, trata-se dos braços usando também massa modular e lixando-os para poderem servir de molde.
É um processo um pouco longo e complicado. Mas enquanto seca dá nos tempo para retocar a esponja ou começar a fazer as roupas para os bonecos
Tendo os braços prontos, começamos então a tratar do molde deles, usando poliuretamo, plasticina, muita fita cola e plástico aderente. De maneira a que os braços estejam bem presos, e não haja fugas de gesso. Com plasticina, cria-se também 2 cones para a parte de baixo do braço onde entrará no futuro o silicone e 2 pirâmides/cubos para conseguir fechar o molde. O processo de fazer gesso é apenas encher o balde com a quantidade desejada de água e ir metendo gesso em pó e misturando muito bem até ficar com uma consistência de iogurte. De seguida metemos o gesso, batemos um pouco para as bolhas subirem e deixamos secar durante 20 minutos, para se poder então retirar o gesso já seco e limpá-lo da plasticina.
Tendo o molde feito, voltamos a repetir o processo de novo, usando a plasticina apenas para selar a volta e voltamos a encher de gesso. Após termos as duas partes prontas e limpas, começamos então com os braços suplentes a ajustá-los e a criar túneis para os encaixar e podermos então, fechar o molde e encher com silicone.
Aqui foi possivelmente a fase mais engraçada do trabalho, para além de fazer sons hilariantes, não pensei que conseguisse apenas com silicone parecer um adolescente de 12 anos a fazer piadas ridículas sobre silicone. Misturamos um pouco de pigmento no silicone, mas ele não mudou a cor, e metemos o catalisador, abanámos um pouco os arames para ajudar o silicone a descer, rezamos um pouco a Deus e quando vimos que o molde não queria mais silicone, deixamos secar de um dia para o outro. Enquanto isso, com Jumping Clay começou-se a fazer os sapatos do boneco.

Após esperarmos um dia ou mais para eles secarem, abrimos o molde e retiramos os braços. Retiramos o excesso de silicone e arame, e modelamos algumas áreas para ficarem mais arredondadas. No meu caso, os meus braços foram dos primeiros a serem feitos e por sorte apenas fiquei com as mãos "mordidas".
Depois de termos a maior parte da roupa feita, sobrou apenas fazer as mangas, pintar a cabeça e fazer umas bocas.
Restantes fotos:
As pálpebras e bocas são feitas com milliput, enquanto a púpila é feita com um saco preto.
Relatório de StopMotion
0
17
0
Published:

Relatório de StopMotion

0
17
0
Published:

Creative Fields