Juliana Hirayama's profile

[ARQ] Bordo - Pavilhão Toronto

Bordo |  Pavilhão Toronto
Curitiba/Brazil, 2017
Com seus mais de 2,5 milhões de habitantes, Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo, centro de negócios, finanças, artes, música, teatro, cinema, cultura, qualidade de vida e segurança, e também é a maior cidade canadense.
Possui clima temperado, com as 4 estações muito bem definidas. Assim, a vegetação varia entre nuances de verde, amarelho e vermelho, sendo o vermelho o símbolo do país. Além disso, Toronto também carrega em sua bandeira a folha do Bordo Canadense. 
Geograficamente, Toronto é cortada por diversos rios, além de estar margeada pelo Lago Ontário, o que torna a água um elemento natural muito presente na história da cidade. 

Projeto
O Bordo é um espaço de forma circular em estrutura única, que remete à folha do bordo e ressalta na paisagem em que é inserido. Criando um contraste com o natural, com o presente e o inovador. Localizados conforme a posição natural dos veios da folha, 4 ambientes são formados através do levante da estrutura que simbolicamente possui forma cíclica, homenageando as 4 estações bem definidas da cidade. Ainda, no centro da estrutura, surge o veio principal que contem o elemento natural mais presente em Toronto: a água que nutre, protege e define a cidade. "From sea to sea", o lema canadense.

Assim, o pavilhão é um grande espaço público aberto, que dá liberdade ao usuário para explorar e definir seu uso. É um ponto de encontro e de união de eixos culturais. O projeto propõe um espaço de fusão de experiências, com a exposição e vivências da cultura de Toronto. Permite diferentes programas, como oficinas, exposição de artes em diferentes formas de representação, como bannners, cartazes, quadros, esculturas, que podem ser expostos nas salas cobertas ou até mesmo no largo central. Também permite outros usos como feiras, pequenos festivais, atividades para crianças, cinema ao ar livre, shows, teatros ou simplesmente ser um espaço de lazer e contemplação. O pavilhão nos expoõe o que a cidade tem de melhor: seu modo de vida com toda a sua multipluralidade.
Com um espaço interno funcional em planta aberta, permite livre e natural circulação, onde as áreas externas e internas se mesclam, dando total acessiblidade ao espaço. 

Usos sugeridos
[ARQ] Bordo - Pavilhão Toronto
Published:

[ARQ] Bordo - Pavilhão Toronto

O Bordo é um espaço de forma circular em estrutura única, que remete à folha do bordo e ressalta na paisagem em que é inserido. Criando um contra Read More

Published: