Ana Fonseca's profile

Torres Novas Ano Novo

Torres Novas - Onde 2017 se transformou em passado e 2018 chegou.
Porquê Torres Novas? Bem porque a Vicky é de lá e nada melhor que começar o grande ano de 2018 num local diferente. Com as pessoas que são a nossa segunda família, a família que escolhemos.
Como três antropólogas fomos guiadas pela nativa a descobrir alguns dos encantos deste recanto do nosso país.
Um local apelativo desde os tempos mais antigos, encontrando vestígios, junto ao Rio Almonda, da presença humana desde o Paleolítico
A fundação do concelho no foral atribuído por D. Sancho I, a 1 de Outubro de 1190.
"O tecido económico desenvolveu-se ao longo do século XIX e entre os casos de maior sucesso encontram-se a fundação da Fábrica de Papel do Almonda (1818), a constituição da Companhia de Fiação de Torres Novas (1845), bem como a criação da transportadora João Clara & Companhia (Irmãos) Lda. que, à data da sua nacionalização (1975) se denominava Clara Transportes - S.A.R.L. e acumulava a maior cota de mercado no país com a segunda maior na Península Ibérica.

A inauguração da linha ferroviária de Torres Novas a Alcanena em 1893, por seu lado, protagonizou um dos episódios mais curiosos e atribulados na história empresarial da região. O “Comboio Menino”, assim apelidado devido à dimensão reduzida da composição, era concessionado pela Companhia de Caminhos de Ferro de Torres Novas a Alcanena - S.A.R.L. (pertença do Barão de Matosinhos) e circulava, na maioria do percurso, por uma via de bitola estreita assente sobre estradas. Os múltiplos descarrilamentos granjearam-lhe uma segunda denominação, a de “Rata Cega”, e contribuiriam para o encerramento da linha três anos após a sua criação. O século XX chegou entretanto e a memória dos trilhos da via-férrea foi-se diluindo na crescente afirmação regional do concelho que determinou a elevação de Torres Novas a cidade no ano de 1985." in http://www.cm-torresnovas.pt/index.php/municipio/historia-torres-novas

Como não poderia faltar fomos visitar o Museu Municipal Carlos Reis, onde conhecemos um pouco da história da cidade e pudemos ver algumas obras incríveis aí expostas.
Visitamos também o Castelo e os parques da cidade.
Um local a voltar, não só pela companhia mas também pelo ambiente tranquilo e vivo que a cidade oferece quer de dia quer de noite.
To be continued...
Torres Novas Ano Novo
Published:

Torres Novas Ano Novo

Published: