Ana Solt's profile

Criação do selo - Plataforma21

criação de identidade visual de selo para editora
A partir da necessidade de organizar melhor seu catálogo, a V&R Editoras precisava de um selo que abarcasse toda sua linha para jovens leitores.
Para a criação desse selo foi montado um time especial, encabeçado pelo gerente e chefe editorial, e por mim, coordenadora de arte na época.
O conceito teórico do selo foi desenvolvido pelos editores, e com base nele iniciei a criação do conceito visual do novo selo.
Para tanto senti a necessidade de conhecer mais a fundo o público-alvo. Recorri então a uma extensa pesquisa, realizada pela Box1824, que traça um perfil detalhado do jovem brasileiro, chamada O sonho brasileiro.
O compilado das informações captadas nesse estudo foram inseridas na apresentação de defesa do novo selo, que pode ser visto abaixo.
Com o conceito visual criado e aprovado, elaborei o manual de uso da marca, tendo trabalhado diretamente nas seguintes etapas: uso das imagens em redes sociais, estilo fotográfico, tipografia e cores.
Temos abaixo a explicação do conceito visual da marca.
Aqui, temos alguns exemplos de como a marca seria aplicada e qual o estilo fotográfico deveria ser utilizado, para criar uma maior representatividade com o público-alvo estudado.
Aqui temos a apresentação da família tipográfica principal e da secundária, assim como sugestões de como trabalhar a tipografia nos materiais de comunicação do selo.
Foi um trabalho bastante extenso e demorado, mas muito gratificante, não só pelo resultado - desde a aprovação da marca até seu crescimento e reconhecimento - como também pelo processo em si. O desenho do perfil do consumidor, através da pesquisa citada e análise de outras fontes de informação; a fase de apresentação do novo selo para os stakeholders; toda a parte estratégica, enfim, onde foi possível desenvolver melhor minhas habilidades analíticas e de planejamento.
Criação do selo - Plataforma21
Published:

Criação do selo - Plataforma21

Criação de selo editorial. Estudo e análise de público alvo. Criação de apresentação de defesa da marca.

Published: