• Add to Collection
  • Tools Used
  • About

    About

    Poetas Essenciais é a coleção de livros de poesia da editora Laranja Original. Nós fizemos o projeto gráfico e diagramamos os primeiros títulos d… Read More
    Poetas Essenciais é a coleção de livros de poesia da editora Laranja Original. Nós fizemos o projeto gráfico e diagramamos os primeiros títulos durante o ano de 2017. Read Less
    Published:
T E X T O  H A N N A H  U E S U G I
I M A G E N S  H A N N A H  U E S U G I  &  P E D R O  B O T T O N


POETAS ESSENCIAIS é a coleção de livros de poesia da editora Laranja Original. Nós fizemos o projeto gráfico e diagramamos os primeiros títulos durante o ano de 2017.
A  C O L E Ç Ã O


A Laranja Original é uma editora de São Paulo com poucos anos de vida, mas com um catálogo que se expande rapidamente. Nós os conhecemos numa Bienal do livro e ficamos impressionados com a importância que eles davam ao design gráfico dos seus livros, mesmo para tiragens baixas.

Eles nos procuraram no início de 2017 com uma encomenda muito especial: criar a primeira coleção da editora, a Coleção Poetas Essenciais.

O pedido era para que criássemos um projeto que fosse neutro o suficiente para caber vários assuntos mas que afirmasse a identidade da editora recém-criada de alguma forma.
 P R O J E T O  D E  C A P A


Nosso projeto para essa coleção começou pela capa. Nos baseamos na identidade visual da editora, criada pela CLDT, que tem um círculo entre as palavras "laranja" e "original" para construir um grid de "laranjinhas".

Esse grid é composto por 11 x 11 bolinhas em relevo baixo, sendo batido um mesmo clichê em todos os volumes da coleção. A identidade de cada título surge da escolha cromática de cada um, sendo sempre preto mais outra cor, e do desenho formado pela impressão desses tons sobre o relevo de bolinhas. 

Para cada volume, uma interpretação — ora mais abstrata, ora mais literal — do título ou do conteúdo do mesmo: um jardim definido por uma horizontal, ondas do mar como uma calçada carioca, uma torre em formato de T invertido, ou simplesmente a representação gráfica da sequência numérica 4-4-3-3 que compõe a maior parte dos sonetos.

O título de cada livro vem sempre em preto na fonte Gilroy, de Radomir Tinkov, e o nome do autor, na mesma fonte e peso na cor característica de cada volume.
A capa é essencialmente branca — exceto a lombada, que é sempre colorida — com duas grandes orelhas onde se apresenta o livro e a biografia de cada autor.
P R O J E T O  D E  M I O L O


O projeto do miolo surgiu da capa e cada livro segue a mesma tonalidade escolhida para o lado de fora também do lado de dentro, mas agora sobre papel pólen bold.

O primeiro e o último caderno, onde se encontram o prefácio, a epígrafe e o índice de poemas, são impressos em duas cores e, os demais, somente em preto.

A fonte do texto que escolhemos para os poemas é a Greta, uma serifada da Typotheque desenhada por Peter Biľak.

A variação entre os diversos volumes se dá de acordo com o conteúdo de cada um. Alguns poetas usam títulos, outros não, alguns dividem os poemas em partes e outros seguem sem parar do início ao fim. Nosso projeto tentou prever tais variações criando estilos apropriados a cada caso.
Q U E S T Õ E S  D E  P R O D U Ç Ã O


A tiragem dos livros dessa coleção foi bastante definidora desse projeto. Quando começamos a pensar em tudo, imaginamos que fôssemos imprimir em offset, o que nos possibilitaria imprimir de forma relativamente barata com cores especiais.

No entanto, por uma questão mais de estoque do que de custos, a editora decidiu imprimir os livros em gráfica digital. Isso fez com que algumas decisões nossas tivessem que ser adaptadas ao novo contexto.

A princípio, prevíamos um papel especial para a capa, mas como a gráfica não topou, acabamos fazendo num papel offset com laminação soft touch.

No entanto, a paleta de cores foi o que mais sofreu nessa transição de técnicas, já que não pudemos mais usar pantones. Para driblar eventuais problemas, imprimimos uma cartela teste de combinação de cmyk na Índigo da gráfica e escolhemos os tons que tinham melhor resultado na impressão, ou seja, que cobriam melhor e não manchavam.

O resultado foi surpreendentemente bom e permitiu à editora imprimir os livros em pequenas tiragens reimprimindo de acordo com a demanda, economizando espaço de estoque e armazenamento.
F I C H A  T É C N I C A


EDITORA LARANJA ORIGINAL   PROJETO GRÁFICO HANNAH UESUGI & PEDRO BOTTON   PRODUÇÃO EXECUTIVA GABRIEL MAYOR   FONTES GILROY E GRETA   FORMATO FECHADO 12X20CM   IMPRESSÃO FORMA CERTA   MÉTODO DIGITAL HP ÍNDIGO 4X4 CORES  PAPÉIS OFFSET 240G/M² E PÓLEN BOLD 90G/M²   ANO 2017