BERRO • creative inc.'s profile

Coleção Adinkra l Maria Chantal - Editorial

A busca por trazer um conhecimento sobre a cultura africana de uma forma a valorizar tanto os símbolos quanto o significado é o que fez com que a estilista Maria Chantal criasse uma coleção baseada nos Adinkras.
Os Adinkras são símbolos especificamentes dos Asanti, civilização que viveu no que hoje é conhecido como Gana. Formas que trazem em si um maior conhecimento sobre a cultura africana local. Estampas que falam sobre aprender através do olhar para trás (sankofa), da necessidade de unidade enquanto se tem um mesmo destino (Funtunmfunafu dua), homenageia o feminino e suas caracteristicas (Duafe). 
Além de falar sobre como antes mesmo de qualquer missionário europeu pisar em áfrica os africanos já conhecerem a onipotência de deus (gye nyame) e como amor e fidelidade andam juntos ( odo nyera fye kwan).
Uma alusão a fartura mineral africana inspirou a criação das estampas dos 5 símbolos Adinkra em tinta ouro.  O jeito artesanal de estampar através da técnica do carimbo é uma forma de repetir como os Adinkra eram estampados originalmente.
A coleção, que tem previsão de lançamento no dia 23 de Dezembro (último Encontro Preto do ano), teve seu catálogo carinhosamente desenvolvido pela produtora BERRO (@berroinc), buscando evidenciar toda carga ancestral dos povos Adinkras cuidadosamente inserida pela estilista.
O catálogo conta com as fotografias para o Editorial, e o fashion film, produzido por Priscila Martinho (@priismart) como editora e Mendes O'Julio (@uadafacs_) como diretor.
As peças também estarão a venda através da loja online www.mariachantal.com.br e do Instituto Musiva, 
stand localizado na estação de metrô do catete.
Coleção Adinkra l Maria Chantal - Editorial
Published: