O cliente
A UniFM, emissora da Universidade Federal de Santa Maria, era um sonho de longa data da instituição, que foi materializado em dezembro de 2017, marcado pela primeira transmissão oficial na nova frequência de rádio.


O conceito
Foi requisitado pelo cliente uma identidade visual que fosse capaz de estabelecer conexão com o público jovem universitário, os servidores da UFSM bem como a comunidade externa do campus.

Assim, surgiu a necessidade de um logo pluralizado, que efetivamente agradasse faixas etárias múltiplas, além de distribuir seu valor entre o moderno e o institucional.

Construção visual
Para compor a simbologia do logo, a principal referência utilizada foram os famosos morros de Santa Maria, afim de estimular uma identificação local. Em conurbação visual, a frequência sonora de rádio se mescla aos morros na solidificação de sentido.


Já na tipologia, foi utilizada uma fonte sem serifa e acabamento curvilíneo, para acompanhar a ilustração dos morros e promover uma leitura visual facilitada. As cores seguiram a palheta usada há anos pela UFSM, para reforçar o caráter institucional.


Obrigado!
UniFM
Published:

UniFM

Published: