Marília Sarmanho's profile

Tipografia e Ilustração | A Casa das Sete Mulheres

Caligrafia e Ilustração • A Casa das Sete Mulheres
2017

Projeto prático desenvolvido pra o Laboratório de Tipografia e Projeto Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sob a orientação do Prof. Volnei A. Matté / 2017.

O intuito era explorar a interação entre caligrafia, lettering  e ilustração em um livreto impresso. O tema escolhido para nortear a elaboração das imagens foi o romance “A Casa das Sete Mulheres”, o primeiro volume de uma triologia criada pela escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, baseada em um recorte da história do estado do Rio Grande do Sul.

A intenção não é a de contar uma história linear, e sim reunir e apresentar de forma ­articulada alguns dos elementos, imagéticos e textuais, presentes no romance de Letícia Wierzchowski, que foram considerados essenciais para representar um panorama global da narrativa. Todos os textos, integrais ou adaptados, estão presentes em diferentes pontos da obra de Letícia Wierzchowski, e não pertencem a autora deste trabalho.

O enredo de “A Casa das Sete Mulheres” é uma ficção desenvolvida com base em um acontecimento real, que foi a Guerra dos Farrapos (1835 - 1945). No romance, enquanto as mulheres aguardam as raras notícias da guerra e de seus familiares, elas lutam para manter a rotina de uma casa que na verdade representa um lugar de confinamento, e para conservar sua sanidade e amparar umas às outras em meio ao isolamento e a angústia causados pela espera.​​​​​​​

CALIGRAFIA E LETTERING
A escrita Copperplate foi escolhida para servir como base para a elaboração dos textos caligrafados e letterings do material gráfico desenvolvido nesta disciplina pela época do auge de sua popularidade coincidir com aquela em que se passa o romance “A Casa das Sete Mulheres”, evitando anacronismos.

ILUSTRAÇÕES
Todas as ilustrações foram feitas manualmente com lápis grafite comum em papel aquarelável, e posteriormente aquareladas. Os textos caligrafados foram feitos diretamente sobre as ilustrações com pena Hunt 512 e guache Talens na cor sépia. E o lettering foi desenhado com pincel Koi Water Brush Sakura de tamanho médio. Todas as folhas foram escaneadas e tratadas digitalmente, e então impressas e montadas em sequência.

MATERIAL
Desenvolver uma espécie de livro-objeto, com dobras e formato sanfonado, relaciona-se com o tema por dar ao projeto certas características de um produto artesanal. Durante o desenrolar da narrativa, as personagens femininas do livro passam grande parte do tempo, em que esperam por notícias de seus familiares e da guerra, executando atividades de cunho manual, principalmente o bordado e a confecção de seus enxovais de casamento. É para fazer um paralelo com o coser que o formato do livro é sanfonado, desta forma as imagens e palavras se desenrolam através das páginas como se fizessem parte de uma costura de acontecimentos. Este material foi impresso em  papel sulfite 180g.
Tipografia e Ilustração | A Casa das Sete Mulheres
Published:

Owner

Tipografia e Ilustração | A Casa das Sete Mulheres

Published: