Cosmoman Design's profile

Multimedia | Dama da Noite

Trata de um documentário com experimentações hibridas com a linguagem ficcional, contando a história de três mulheres (uma delas sendo uma personagem criada para o projeto) e suas relações com o ambiente boêmio dos bares populares. Uma dona de bar, uma cantora e uma frequentadora.  
Para criação do logotipo do documentário em si busquei referências, sugeridas também pela direção, de fontes com aparência manuscrita/pintada, remetendo as placas de bares populares, que quando não possuem um banner cedido pelas distribuidoras de bebidas, possuem a fachada pintada à mão com o nome do local.
Referências usadas para criação do logotipo
Logotipo em aplicação padrão sem fundo
Para as cores segui a paleta indicada pela diretora, que foi selecionada através de um frame do documentário, como mostrado na parte de aplicação de conceito, e usei as cores azul, branco, vermelho e amarelo, simulando uma pintura feita à mão.
Como o projeto mistura realidade com ficção foram criadas marcas fictícias para compor os cenários reais mostrados no filme.

Marcas que combinassem com o conceito e ambientação da "trama". 

Cerveja Desejada: 
Esse nome foi escolhido tendo como base as já existentes Proibida e Devassa, marcas que fazem relação com a figura feminina, numa abordagem mais machista, sendo também um contraponto proposital com a proposta do filme. Utilizei como referências anúncios comuns de cervejas, que possuem a imagem do produto e um espaço para ser colocado o valor da bebida.
 
 
Cartaz de Divulgação da Cerveja Desejada para aplicação em set. 
Assim, os cartazes da Desejada foram aplicados nos ambientes onde seriam feitas as gravações, se misturando com o cenário real. Os rótulos também foram criados com a intenção de aplicar em garrafas reais usadas como cenografia do documentário. As cores da cerveja, e do cartaz, (laranja, vermelho e azul) são em sua maioria cores quentes comumente utilizadas em comerciais de bebidas desse tipo, principalmente as de baixo custo.
Motel De Larav: Também foi criado um motel fictício para ter suas artes aplicadas pelo espaço, o De Larav. Com o nome fazendo uma referência subliminar a banda Varal de Cabaré e uma de suas músicas que tem temática similar à do documentário, a Noiva da Noite. Sendo Larav a palavra Varal escrita ao contrário.
Outros elementos visuais foram criados para utilização e divulgação do projeto, como uma simulação, através de montagem, de um letreiro de bar, do tipo que se encaixa letras para montar as informações, tendo esse elemento sendo visto no ambiente real das gravações.
A partir de uma imagem still do documentário foram feitas versões do pôster de divulgação, para redes sociais e impressões. 
Cartaz para uso em redes sociais
Obrigado pela atenção ;) 
Instagram
Multimedia | Dama da Noite
Published:

Owner

Multimedia | Dama da Noite

Criação de Identidade Visual e Direção de Arte para o Projeto Multimídia Dama da Noite, trabalho de conclusão de curso de Jéssica Rodrigues no cu Read More

Published: