Coração de Vidro é uma obra tocante, com personagens delicados em um ambiente de início amigável, mas que então se transforma, tornando-se de algum modo hostil. Nele, os leitores entram em contato com temas como vida e morte, orgulho, vaidade, respeito e solidão na visão de animais, que se veem à mercê dos humanos na fazenda. 

Tendo sua única publicação não tendo feito grande sucesso, analisamos e descobrimos pontos estéticos que não agradavam seu público alvo (crianças de 7 a 11 anos); a maioria pensava ser um livro de horror por ter medo da ilustração da capa. A obra tem como autor José Mauro de Vasconcelos, famoso mundialmente por sua obra Meu Pé de Laranja Lima, e um conteúdo interessante para a reflexão e aprendizado das crianças; atributos valiosos que a fazem merecer uma nova edição, moldada para atingir as crianças de forma mais empática e calorosa.

Assim, propomos o desenvolvimento de uma edição especial com o livro em um formato mais moderno e convidativo, ilustrado com leveza para agradar seu público.
Capa do livro: frente e verso.

Por tratar de relações entre o homem e a natureza/animais, descobrimos a possibilidade interessante de trazer um apelo educativo ao projeto: adicionando um folheto informativo com dados sobre duas ONGs brasileiras de amplo alcance que tem por objetivo cuidar da fauna e flora. E, para auxiliar na leitura e ainda servir de lembrete do livro, entregamos também quatro marca-páginas ilustrados (um representando cada conto). Os itens viriam em uma caixa, configurando um “kit” da edição especial.
Caixa sem uso de cola com ilustração na área externa e o conteúdo de seu interior: 1 livro, 4 marca-páginas e 1 folheto informativo.

O livro foi diagramado com uma proposta moderna, desde seu formato menos convencional (240 x 245mm), mas também onde o texto tem uma aparência dinâmica sem perder o compromisso com a fácil leitura, conversando com as ilustrações e os sentimentos e sensações dos personagens. Optamos por usar também tons nos fundos das páginas que acompanham os cenários de cada conto e a evolução de seu início ao fim, e ainda trazem diálogo entre os contos do livro.

A obra foi ilustrada com novos traços e colorizado com atenção especial, de acordo com sua temática, história e público, atraindo assim os seus leitores de modo eficaz logo no primeiro contato. Usamos de cinco ilustradores - um para cada conto, e um adicional para a capa. Cada conto tem em suas ilustrações cores mais marcantes, como no Cavalo de Ouro, onde os tons predominantes são os terrosos, principalmente de amarelo e alaranjados.

Ilustradores:
➔ Conto 1. A Missa do Sol: Rafael Soares; 
➔ Conto 2. O Aquário: Ana Caroline Mota; 
➔ Conto 3. O Cavalo de Ouro: Thais Saada; 
➔ Conto 4. A Árvore: Bruno Gomes; 
➔ Capa: Andressa Comar.

Exemplos de Páginas:
Observando os resultados e comparando com tudo que foi levantado, acreditamos ter atingido nossos objetivos e que a nova edição de Coração de Vidro ficou encantadora e amigável para as crianças. 
Desejamos que elas não apenas se identifiquem com o texto ou os personagens da obra, mas com todo seu projeto gráfico e, a partir daí, que a obra Coração de Vidro passe a ser mais valorizada no universo literário, deixando a posição ofuscada que possuiu até então.