Bruno Bellomi's profile

Arquitetura Italiana em Pop-Up [TCC]

[Projeto Acadêmico]

A Itália é um grande centro histórico. O Império Romano foi um dos maiores do mundo e estendeu sua influência por várias partes do globo. O Renascimento Cultural foi um marco da história, além de a Itália ser a pátria de figuras consideradas algumas das mais importantes da história da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello, Brunelleschi, Palladio, Rafael Sanzio e Bernini.
Por esses motivos, a arquitetura italiana foi escolhida como tema central deste projeto. Além disso, artifícios secundários serão utilizados para instigar o interesse dos leitores. O primeiro deles é a exploração da arquitetura italiana inserida em um livro pop-up, que possui alto grau de interatividade além de ser um atrativo para diversão de jovens e crianças. O segundo é o uso de imagens e enredos de videogames que estão em destaque e fazem sucesso com diversos públicos, independente de faixa etária, gênero ou classe social.
Dessa forma, tendo como base a pesquisa prévia, neste projeto utilizei os jogos Assassin’s Creed II e Assassin’s Creed Brotherhood, da franquia de videogames Assassin’s Creed, desenvolvido e publicado pela Ubisoft. 

A ideia principal deste projeto é propor um novo modo de ensinar e aprender, instigar crianças e jovens a estudar, conhecer e se divertir aprendendo, tornar a leitura e o livro mais atraentes e, assim, conquistar um público que antes não se interessava tanto por temas como o abordado aqui.
Na primeira página do livro, um pop-up da personagem Lucy Stillman, empregada das Abstergo Industries (no jogo), convida o leitor a entrar no Animus (equipamento que permite ao jogador viajar ao passado e reviver a história de seus antepassados através de seu DNA) e conhecer a Itália Renascentista, suas belezas e figuras históricas importantes. E, dessa forma, "a aventura começa".
Os edifícios retratados no pop-up principal de cada página estão divididos nas três principais cidades dos jogos: Florença, Veneza e Roma. Os edifícios selecionados foram Basílica di Santa Maria del Fiore (Florença), Basílica di Santa Croce (Florença), Basílica di San Marco (Veneza), Coliseu (Roma) e Panteão Agripa (Roma).
Basilica di Santa Croce
Em cada uma das páginas, uma personagem real (que foi retratada no jogo) tem uma ficha e um pequeno pop-up contando sua história no jogo e fora dele, como Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, Rodrigo Bórgia, César Bórgia e Ezio Auditore (o protagonista dos jogos e única personagem exclusivamente fictícia).
Além da personagem, o local retratado também tem uma breve descrição com localização, ano de construção, arquiteto responsável, entre outros dados.
Resultado Final
Thanks :)
Arquitetura Italiana em Pop-Up [TCC]
Published:

Arquitetura Italiana em Pop-Up [TCC]

Published: