Eliezer Drawn's profile

MORNA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE | branding proposal

Proposta para o Logotipo “Morna - Património da Humanidade”
Contextualização
A proposta de logotipo apresentada para a “Morna – Património da Humanidade” surge após um longo período de pesquisa sobre a Morna, as suas temáticas, histórias e instrumentalização. Assim, baseada em referências de tradições e a realidades cabo-verdianas, criando várias composições e caminhos, tem em vista conter e salientar o que mais a representa.
A sigla apresentada caracteriza-se por ser dinâmica, fresca e de fácil leitura. Revela aspetos importantes da temática sem perder a simplicidade, de forma inovadora e moderna, realçando a cultura cabo-verdiana. Trata-se de um logotipo de boa versatilidade perante aplicabilidades em formatos digitais e impressos, completamente distinto de outras marcas. Em suma, traduz-se num logotipo com um olho no passado, na cultura e tradição, e outro no presente e futuro.

Simbologia
No logotipo apresentado estão presentes 4 elementos: a Guitarra acústica, o Mar, as Montanhas e o Pano de Terra. Estes foram escolhidos cuidadosamente, de acordo com a temática indicada, apresentados de forma harmoniosa.
A Guitarra acústica, tratando-se de um instrumento musical influente da música local, prevalece no símbolo representada pela sua abertura e as seis cordas. Este elemento constitui a maior parte do símbolo, podendo também ser alusivo a outros instrumentos musicais utilizados no arquipélago, tais como o cavaquinho, a viola ou violão.
O Mar, tantas vezes mencionado na Morna desde a sua criação, está representado no símbolo de forma suave, inspirado nas canções das vozes doces dos cantores cabo-verdianos. Por outro lado, encontra-se bem presente e predominante no mesmo, sendo adaptado e estando de acordo, mais uma vez, com a realidade geográfica de Cabo Verde.
As Montanhas, elemento da natureza inspirado de diversas canções da eterna Cesária Évora, exibem-se na parte superior do logotipo. Estas possuem uma elevada importância no logotipo uma vez que caracteriza a geologia de algumas das ilhas do arquipélago.
O Pano de Terra, enquanto ícone da cultura, identidade e história cabo-verdiana, usufrui de formas geométricas que relembram as origens africanas e encontra-se presente no logotipo representado por um padrão redondo circundante à abertura da guitarra. Este, tendo como referência os ornamentos característicos das guitarras acústicas, adota um padrão simples. Desta forma, proporciona uma fácil leitura do logotipo e afasta-se de uma complexidade propensa a desequilibrar a harmonia do mesmo. Recorreu-se a conhecimentos do design gráfico empregando a proporção áurea e grelhas. No entanto, estas foram utilizadas de forma livre, com leveza e rigidez em simultâneo, resultando num símbolo de clara leitura e memorização, desenhado para se adaptar a qualquer aplicação.

Fontes
As fontes utilizadas no logotipo foram a ‘’Barkentina’’ e a ‘’Arciform Sans’’, escolhidas de forma exigente mediante a harmonia e a temática do logotipo. Estas são fontes de fácil leitura, ajustadas e alinhadas, cuidadosamente, com o objetivo de conseguir uma clara interpretação em concordância com o símbolo desenhado.
A fonte da palavra “Morna”, pelo nome de ‘’Barkentina’’, contém traços suaves e sensuais adequados ao tema. É uma fonte séria e madura, disfrutando, no entanto, de um toque de juventude e de simples interpretação à distância.
A fonte da descrição “Património da Humanidade”, a ‘’Arciform Sans’’, é uma fonte clara e madura de clara leitura, suas formas geométricas e harmoniosas que permite ao leitor uma fácil interpretação independentemente do tamanho da letra.

Cores
A escolha das cores utilizadas baseou-se na realidade e tradição das ilhas e adequou-se à temática do logotipo, bem como aos seus elementos. As cores são de simples adaptabilidade a diversos planos, fundos e aplicações.
O Azul do mar, cor que transmite uma sensação de tranquilidade, leveza e equilíbrio, está ligada, profundamente, à temática e sonoridades da Morna.
O Castanho das montanhas, transmitindo solidez, densidade e maturidade, está associado à estabilidade, resistência e simplicidade. A cor castanha alusiva não só uma forte e constante presença nas ilhas do arquipélago devido à sua origem geológica, mas também ao tom de pele dos habitantes nativos.
O Preto e o branco, do Pano de Terra, são cores neutras de fácil adaptabilidade: o preto trazendo a sua seriedade, sofisticação e elegância e o branco com sua segurança, clareza e conservadorismo.

Obrigado
eliezerdrawn@gmail.com _ +238 598 92 23 _ facebook.com/eliezerdrawn _ linkedin.com/eliezerdrawn _ instagram.com/eliezerdrawn
MORNA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE | branding proposal
Published:

MORNA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE | branding proposal

Proposta para o Logotipo “Morna - Património da Humanidade”

Published: