A aula teve como o objetivo  escolha da forma de dispensação a ser adotada deve levar em consideração características de cada Hospital, e os recursos disponíveis para sua implantação. Os recursos resumem-se em financeiros e técnicos, sendo que neste último caso, ainda há uma carência de farmacêuticos especialistas no mercado capazes de implantar com eficiência um sistema de dispensação.
Um sistema hospitalar de dispensação de medicamentos deve ter alguns objetivos importantes, dos quais destacamos:Uso racional de medicamentos; redução de gastos com medicamentos; aumentar o controle sobre o uso dos medicamentos, permitindo acesso do farmacêutico às informações do paciente. – Diminuição dos erros de administração de medicamentos; colaboração na Farmacoterapia iniciada pelo médico; aumentar a segurança para o paciente;
 Podemos destacar os sistemas de dispensação de medicamentos, sendo: Dose Coletiva; dose Individualizada; dose Unitária é ou mista.
 Dose Coletiva É o sistema pelo qual a farmácia fornece materiais e medicamentos, atendendo a um pedido feito pela unidade solicitante. Estas requisições são feitas em nome de setores, e não de pacientes, gerando total descontrole do uso. Na Dose Coletiva, a farmácia se torna um mero fornecedor de medicamentos, ocorrendo armazenamento em estoques descentralizados e retirando da farmácia a atividade de dispensação. Dose Individualizada É um pré-requisito para implantação da Dose Unitária. Neste caso, a farmácia já recebe as solicitações de medicamentos através de uma transcrição de prescrição médica feita pela enfermagem, ou mesmo através de um pedido médico, só que sem esquema posológico rígido. Custo de implantação e nº de colaboradores é maior, em comparação à Dose Coletiva;
Dose Unitária Sistema de dispensação existente nos Estados Unidos, já desde os anos 60, apresentando inúmera vantagens em relação aos outros modelos, principalmente pelo controle que proporciona à Farmácia, no que se refere ao consumo de medicamentos. Neste sistema os medicamentos são dispensados de acordo com a prescrição médica, sendo separados e identificados pelo nome do paciente, nº do leito e horário de administração.
Sistemas de dispensação
Published: