Luane Chinaide's profile

Redação | Blog Projeta Propaganda

10 termos do Marketing Digital para conhecer

Esse universo do Marketing Digital é tão vasto e cheio de novidades a cada dia, que às vezes fica complicado de assimilar e entender tudo. Principalmente para o empreendedor, que muitas vezes escuta que precisa investir no Marketing Digital mas não sabe nem por onde começar e quem procurar para entender o quão importante isso é para seu negócio.

Sendo assim, separamos 10 termos muito utilizados nas estratégias de Marketing Digital para compreender um pouco mais sobre ele e enxergar o quão grande é.

1. Conversão
Trata-se da realização de uma ação que a empresa deseja que o usuário/público faça. Por exemplo, fazer uma compra, preencher um formulário, assinar um teste, baixar um material gratuito etc.

2. Inbound Marketing
O famoso “Marketing de Atração”. É um conjunto de ações que tem como objetivo atrair potenciais clientes por meio de mecanismos de buscas, redes sociais, sites/blogs, conteúdo relevante e terminar com um cliente satisfeito, seja realizando uma compra ou assinatura de uma newsletter, disposto a divulgar a marca/serviço para outras pessoas.

Importante: o Inbound Marketing está interligado ao Marketing de Conteúdo, nosso próximo tópico.

3. Marketing de Conteúdo
Uma das ferramentas do Inbound Marketing, tem como característica atrair o público por meio da produção de conteúdos relevantes, que ajudem o usuário a resolver suas dúvidas/problemas e conquistam a sua confiança. 

4. Lead
Lead, no Marketing Digital, é um potencial cliente; uma pessoa que demonstrou interesse pelo serviço/produto e forneceu seus dados (nome, e-mail, tel. etc.) em um formulário de conversão (lembra que falamos disso no primeiro item?). Por meio de relacionamento e conteúdo de qualidade, esse lead pode caminhar pelo funil de vendas até se tornar, definitivamente, um cliente. 

5. Landing page
Significa “página de aterrissagem”, e pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do site. No Marketing Digital é comumente utilizada como uma página exclusiva para gerar conversão, como vendas ou geração de leads.

6. SEO
Search Engine Opitimization é uma série de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca (por exemplo, o Google), Tal estratégia pode ajudar a aumentar o tráfego/número de visitantes no site/blog.

7. Engajamento
No universo do Marketing Digital, se trata das interações que os usuários têm com os conteúdos publicados pela marca. Pode ser medido em curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas, cliques nos links etc.

8. Bayer Persona/Persona
É uma representação semi-fictícia de um cliente ideal para a empresa. Mais aprofundado e detalhado, a persona apresenta, por meio de pesquisas, dados demográficos (nome, idade, gênero, escolaridade) e comportamentais (gostos, anseios, desejos, frustrações, preferências etc).

9. Testes A/B
É um teste feito com 2 versões diferentes de um e-mail, página, publicação etc., para ver qual apresenta melhor desempenho na interação com o público. Por exemplo, você pode fazer duas páginas de mesmo assunto, mas com títulos e cores diferentes, e ver qual delas traz melhor taxa de conversão. 

10. Webinar
Conteúdo disponibilizado em formato de vídeo, exibido ao vivo ou gravado. Pode ser uma palestra, aula, entrevista e várias outras opções.

Então, gostou da nossa lista? Tem algum outro termo que você gostaria de saber o que é? Conte pra gente nos comentários e compartilhe nosso conteúdo para alcançar mais pessoas. 

Clique aqui para ver o post original

___________________________________________________________________________________

O que é site responsivo e por que você precisa dele

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre, mas com certeza já viu um. O design responsivo se adapta a resolução, tamanhos de imagens e forma de exibição do site independente do dispositivo que ele é acessado. Considerando que hoje em dia muitas pessoas utilizam o smartphone e tablet para se conectarem (e isso tende a crescer), ter um site com design responsivo, agora, é uma necessidade.

Vantagens
Só para começar, o Google dá preferência a sites responsivos nas pesquisas, principalmente quando são feitas por meio de dispositivos móveis, fazendo com que eles apareçam nos resultados de busca. 

Outro ponto de vantagem é a melhora da experiência do usuário ao navegar pelo site, uma vez que as ações nele ficam mais fáceis, diminuindo a taxa de rejeição e favorecendo conversões. Isso é muito importante, pois de acordo com o Google, 61% dos usuários não retornam a um site em que tiveram problemas para acessar via mobile. 

Além disso, quando se tem um site que se adapta aos mais diversos dispositivos, a chance do usuário compartilhar seu conteúdo via mobile nas redes sociais se torna maior.

Responsivo ou Mobile?
Apesar de ambos se adaptarem a dispositivos móveis, eles são diferentes. O responsivo é totalmente projetado para se adequar a qualquer tipo de tela. Se trata de uma única estrutura de código para diversas resoluções.

Quando falamos de mobile, é um segundo site, às vezes com um layout um pouco diferente do feito para desktop, criado para ser acessado exclusivamente em dispositivos móveis.

Clique aqui para ver o post original

___________________________________________________________________________________

4 erros comuns no E-mail Marketing para evitar

Muitos acreditam que o e-mail marketing é uma ferramenta que não funciona mais, seu fim foi decretado várias vezes e hoje em dia não é um assunto muito abordado no Marketing Digital. Mas, será que realmente não traz mais resultados? Errado. O e-mail marketing ainda é uma forma eficaz de se aproximar do público, mesmo em meio ao turbilhão de informações que todos recebem dia após dia. O problema são alguns exageros e abusos de muitas empresas ao utilizar esse canal. 

Por isso, listamos abaixo alguns erros muito comuns que todos devem evitar (ou deixar para trás a partir de agora).

Enviar muitos e-mails
Um dos erros mais comuns é fazer vários disparos de e-mails, o que acaba por afastar o público do seu negócio. Muitos poderão excluir o e-mail sem nem ao menos abri-lo para conferir o conteúdo. O melhor é enviar em menor quantidade e investir na qualidade.

Falta de personalização e objetividade
Há várias maneiras de personalizar o e-mail, um deles é colocar o nome do destinatário e assinar o conteúdo com o seu nome, seu próprio e-mail e mostrando a sua cara, não necessariamente a da sua marca. Afinal, pessoas compram de pessoas.

E claro, a objetividade na mensagem é sempre importante. Seja claro e procure dizer o que precisa em poucos e curtos parágrafos. 

Compra de lista de e-mail
Comprar listas de e-mail nunca é uma boa ideia. Além de a qualidade delas ser baixa (muitas vezes os endereços são inválidos ou o público não se encaixa no seu segmento), sua empresa acaba por perder a credibilidade no mercado. Outro ponto é que por você não ter a autorização das pessoas para que envie conteúdo, seus e-mails podem ser caracterizados como spam. 

Conteúdo sem nenhum valor
Às vezes o e-mail tem um título incrível e que chama muito a atenção, mas quando partimos para o conteúdo, não está à altura. Ofereça algo útil ao cliente, uma solução para o problema dele, promoções/serviços/mercadorias que realmente valham a pena e que nem você mesmo recusaria! ;) 


Clique aqui para ver o post original
Redação | Blog Projeta Propaganda
Published:

Owner

Redação | Blog Projeta Propaganda

Produção de conteúdo para blog da agência Projeta Propaganda

Published:

Creative Fields