Luane Chinaide's profile

Redação | Blog Ballagro Agro Tecnologia


Como economizar água na Agricultura

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água, data importante para refletir como fazemos o uso deste recurso natural tão importante para nossa vida e trabalho. Afinal, sem ela, como vamos sobreviver e ter produtividade?

Pensando nisso, listamos abaixo algumas práticas para economizar água na agricultura. Conheça:

Irrigação por gotejamento
Nesta técnica a água é aplicada por meio de gotas através de tubos dispostos ao longo das plantações. Algumas das vantagens deste processo são: a conservação do solo, incremento da produtividade e até redução do uso de fertilizantes.

Plantio Direto
Ideia muito difundida no Brasil, o planto direto consiste em manter a palha e demais restos vegetais de outras safras no solo; A palha retém a água e previne a erosão do solo, contribuindo tanto para a economia de água quanto para a conservação da terra.

Barragens subterrâneas
As barragens têm como objetivo represar a água da chuva para depois utilizá-la na lavoura. Para este método, escava-se um buraco até o subsolo, forrando com uma lona de plástico e fechando novamente logo depois. Dessa forma, é criado um armazenador de água, que irá escorrer por debaixo da terra, mantendo-a úmida.

Telas de proteção
Durante o verão, quando a exposição do sol é mais longa e, consequentemente, mais quente, ocorre mais ressecamento das plantas, exigindo mais irrigação. O uso de telas permite justamente o controle da entrada de radiação, deixando o solo úmido e as plantas hidratadas por mais tempo. Porém, é importante ressaltar que esta prática é recomendada para pequenas e médias plantações.

E aí, gostou das dicas? Você já utiliza alguma? Comente conosco. 

Clique aqui para ver o post original 

_______________________________________________________________________

Para cada gosto, um tomate

Muito consumido, o tomate se apresenta em diversas formas nas mais variadas receitas. E como se isso não bastasse, há tomate para todos os gostos e que apresenta características que podem deixar o sabor do prato mais interessante ainda.

Elencamos alguns tipos logo abaixo, seja para você, produtor, que gosta de espalhar um pouco mais de conhecimento sobre o que produz, ou para quem não conhece as variedades. Vamos lá?

Italiano – Apresenta um formato mais alongado, possui menos sementes e é mais carnudo. É muito utilizado para fazer molho.

Uva – Mais doce e carnudo que o cereja. Essa variedade de tomate tem formato de uva, por isso o nome. É ótimo para consumir in natura.

Cereja – é um minitomate adocicado, bem aguado e bastante utilizado em petiscos e saladas. Possui formato mais arredondado.

Carmen – Comumente chamado de tomate longa vida (por durar mais tempo), é a variedade mais consumida no país. É mais aguado e bom para saladas.

Débora – Este é um tomate muito conhecido como combate, porque é bom tanto para molho quanto para saladas; Pronto para usar no dia a dia.

Caqui – Tomate com mais acidez e menos adocicado. É um tipo de tomate que costuma ser mais graúdo.

Clique aqui para ver o post original

___________________________________________________________________________________

5 motivos para comemorar o Dia do Agricultor

Agricultor: profissional que está constantemente presente na nossa rotina e é agente de um movimento de transformação na agricultura. Hoje é Dia do Agricultor, e elencamos alguns importantes motivos para todos comemorarem essa data, além,claro, de agradecer pelo seu trabalho. 

1. Movimenta a economia do país
O PIB da agricultura e agropecuária representa 5% do PIB brasileiro. Isto não é pouco, sem contar que a atividade movimenta diversos outros setores, chegando a influenciar em 22% do PIB. Movimenta setores como o de transporte, exportação, máquinas e equipamentos, tecnologia etc. E outro dado interessante: em 2016, dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, 7 eram agrícolas.

2. É referência mundial
Nosso país é o 3º maior exportador do planeta e possui a 4ª maior superfície agrícola do mundo. De acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil corresponde a 5,1% do fornecimento mundial de produtos agrícolas e é líder na venda de açúcar, suco de laranja e café. Quanto à produção, é classificado como o 2º maior produtor mundial de soja, por exemplo, segundo a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

3. Boa refeição à mesa
Se você já tomou café da manhã hoje e ainda fará todas as refeições do dia, o trabalho do(a) agricultor(a) tem grande responsabilidade nisso. O pãozinho, o arroz com feijão, a cerveja no fim de semana: tudo passou pelas mãos dele(a).

4. Geração de empregos
Como comentamos no primeiro item, a atividade agrícola movimenta diversos setores e isso, consequentemente, acaba gerando uma série de empregos em várias áreas. Algumas são, além da própria profissão de Agricultor: Agrônomo, Técnico Agrícola, Operadores de Máquinas Agrícolas, Pesquisadores, Revendedores etc.

5. Muito antes de você nascer, o ato de cultivar já existia
É impossível afirmar com exatidão quando a agricultura surgiu. Alguns pesquisadores dizem que o ato de cultivar começou em vários lugares de maneira isolada. Outros dados nos contam que por volta de 8.500 AC, os humanos começaram a plantar grãos na região do Crescente Fértil (onde hoje ficam Egito, Israel, Turquia e Iraque). Em todas as situações, devemos reconhecer que a atividade agrícola mudou a forma de viver e enxergar, causando enormes transformações. E, hoje, a atividade continua evoluindo por meio de novas tecnologias, pesquisas e técnicas.   

Clique aqui para ver o post original
Redação | Blog Ballagro Agro Tecnologia
Published:

Owner

Redação | Blog Ballagro Agro Tecnologia

Produção de conteúdo para blog da empresa Ballagro Agro Tecnologia, com foco em agricultura e controle biológico.

Published:

Creative Fields