P2/UFPE - Vila Efluente
Projeto de Arquitetura e Urbanismo II
Arquitetura e Urbanismo 
Universidade Federal de Pernambuco
Grupo: Eduardo Firme, Jonas Athias e Lalleska Araújo
Santa Luzia, Recife
2012.2
VILA EFLUENTE

Conceito:A palavra efluente caracteriza pequenos rios que se originam em um rio principal. A Vila, em diversos aspectos, é fruto das características do Rio. O conceito sintetiza o diálogo entre o Rio Capibaribe, a Vila de Santa Luzia e seus moradores.
Requalificação do Lote
Foto atual (2012)
Demanda dos clientes: Expansão vertical, redistribuição dos ambientes internos e seus equipamentos, afim de aumentar o conforto ambiental e a boa ergonomia dos ambientes.

Diretrizes do projeto: Recuperação de áreas degradadas, livres ou ocupadas irregularmente às suas qualidades materiais e/ou imateriais, para que possam ser incorporados às unidades de paisagem;Abrir as casas  para o rio, tirando as barreiras que as separam dos espaços  públicos, de modo que se torne perceptível o “acolhimento” do rio pelas habitações . 

Programa: Devido ao tamanho atual não ser o suficiente para as famílias atuais e para a chegada de uma nova, a edificação proposta contará com 3 pavimentos sendo cada pavimento destinada a uma família. Essa verticalização possibilitará um afastamento, sendo de 2,5 metros na fachada norte e 3m fachada leste deixando uma área de solo natural (jardim), que de acordo com a legislação deveria ser de 7 metros, mas que devido a divisão dos lotes na vila é impossível em sua configuração atual. Os recuos apesar de insuficientes possibilitam maior ventilação, melhorando a qualidade de vida dos moradores.
Térreo: Sendo o acesso desta habitação pela fachada leste. Possuindo três quartos, dois deles com janelas voltadas para o nascente. Cozinha e sala interligadas de maneira a promover um ambiente fluido e de ampla circulação, iluminação e ventilação. A sala funciona como conexão para todos os ambientes da residência.

1º Pavimento: Acesso por meio da escada que se abre na fachada norte da edificação possuindo um hall de entrada que permite o ingresso. Com dois quartos, ambos voltados para o nascente. Cozinha, sala de jantar e estar interligadas formando um único ambiente fluido, aproveitando da maneira mais confortável a pequena área de que se dispõe. Com uma varanda voltada para o norte com vista do rio e sua margem, tendo na mesma também, pérgolas que permitem a entrada de luz solar em certa medida.

2º Pavimento: Tendo seu acesso na mesma escada utilizada pela habitação do 1º pavimento na fachada oeste. Com dois quartos, um deles voltados para o nascente. Sala de estar/jantar e cozinha interligada. Amplas janelas em sua maioria voltadas para o leste que aumentam a ventilação. Assim como o 1º pavimento, possui uma varanda que se abre para o rio e sua margem.
P2/UFPE - Vila Efluente
2
47
0
Published: