Banco Vértice

O banco Vértice foi desenvolvido na disciplina Oficina de Madeira, durante o curso de Design de Produtos da UNESP de Bauru. A disciplina teve como objetivo fornecer experimentações projetivas com madeira e seus derivados - no caso deste exercício Medium Density Fiberboard (MDF). Além disso, uma das diretrizes construtivas é a requisição do uso de planos unidos através de encaixes.
O conceito do projeto, a partir do uso dos tris e da modularidade, recebeu a distorção de uma forma simples - no caso, um cubo - para formar um banco que seja, ao mesmo tempo que uma peça de mobiliário, e um objeto decorativo por seu formato exótico. Elaboramos quatro polígonos de dimensões idênticas para criar uma peça que é, apesar de ser conceitualmente simples, refinada e divertida por oferecer possibilidades diferentes de posição (já que, por ter quatro lados iguais, é rotativa) e formas diversas, dependendo do seu ângulo de visão.
Ao longo do desenvolvimento de sketches e modelagens, também foram feitas pesquisas de similares e conceitos. A elaboração do conceito foi uma das etapas que mais exigiram expansão para além de referências de mobiliário, chegando na modelagem digital para jogos eletrônicos com suas unidades “tris”, na distorção espacial e nas malhas de Ascher, que definiram a proposta construtiva e conceitual do banco.
O projeto foi montado com quatro módulos idênticos, extraídos a partir de uma placa de MDF de 15mm de espessura, e fixado com cola de madeira e parafusos.
O exercício foi uma excelente experiência para o aprendizado, nos possibilitando colocar em uso prática muito do conhecimento adquirido na universidade. Fazendo uso dos recursos fornecidos pela universidade tivemos a oportunidade de experimentar o uso e as limitações da prototipagem tanto digital quanto física. E por fim, foi um valioso exercício prático que nos possibilitou aprender sobre a capacidade e as limitações estruturais do MDF que com certeza serão bastante úteis em futuros projetos.
OBRIGADO!
Banco Vértice
Published:

Banco Vértice

O banco Vértice foi desenvolvido pelos alunos Douglas Noronha, Álvaro Tsai, Lucas Keiji e Raul Molina para ser entregue na disciplina Oficina de Read More

Published: