O projeto "Papo sério: o humor e seu incentivo para diálogo" foi meu projeto de conclusão da universidade PUC-Rio na disciplina de Design-Mídia Digital que teve como objetivo mostrar como o humor pode ser usado como ferramenta para ajudar e incentivar na geração de críticas e debates sobre tópicos sérios mas nomalmente desinteressantes para a maioria da população. Essa ideia é então aplicada no produto final, uma sátira animada sobre a cidade do Rio de Janeiro e alguns dos problemas que o cidadão enfrenta no seu dia a dia.
Os primeiros passos de desenvolvimento do projeto envolveram uma pesquisa aprofundada sobre o que é humor e sua definição junto com exemplos de como ele pode ser aplicado. 
Também foi feito uma pesquisa no qual eu li aproximadamente 500 reclamações feitas por cariocas sobre a cidade do Rio em 2016 e em seguida separei elas em tópicos para ter uma visualização melhor sobre o que incomoda mais os cidadões da cidade e consequentemente seria o melhor tópico para criticar na animação.  
Foram então produzidos diversos roteiros seguindo um modelo simples de 4 partes e dentro deles um foi selecionado para ser desenvolvido e virar o roteiro principal da animação, seguindo então do seu storyboard e animatic.
Em paralelo foi também desenvolvido o personagem principal da animação e os cenários.
Com o personagem desenvolvido deu-se início a produção dos keyframes.
E finalmente a animação, que foi toda animada no estilo 2D tradicional usando o software Harmony (ToonBoom) e pós-produzida no Adobe Premier Pro e After Effects.