Jhulia Dantas's profile

Pitching MULTISHOW

PITCHING MULTISHOW 

PRÉ DO PRÊMIO MULTISHOW


Logline

Pense em uma noite tão maravilhosa, na qual a pré começa meses antes do evento. Assim é a “Pré do Prêmio Multishow”, uma série documental que introduz o público ao Prêmio Multishow de Música Brasileira (PMMB). Regada à música e diversão, o programa contém 19 episódios, cada um com 24 minutos de duração, sendo exibidos durante toda a segunda fase de votação do Prêmio. Com reportagens sobre antigas edições e entrevistas com atuais indicados, Titi Muller, Gominho e Rafael Cortez comandam o programa, levando ao telespectador o que se pode esperar da próxima edição, além de abordar um pouco sobre a preparação para a grande noite.

Contexto

Baseando-se no conceito criativo do Multishow, “a gente se diverte”, a “Pré do Prêmio Multishow” traz o clima festivo do PMMB meses antes dele acontecer. O programa traz personagens que falam sobre edições passadas do Prêmio e, também, sobre a próxima, abordando apostas nos indicados e conceitos dos novos trabalhos da música brasileira. Com histórias documentadas de maneira empolgante e conversas informais com os artistas, o público é atraído pela identificação com o conteúdo somada à oportunidade de receber informações interessantes com exclusividade. “Pré do Prêmio Multishow” combina perfeitamente com o target do canal, fortalecendo, portanto, a relevância do PMMB no cenário atual, através da criação de grandes expectativas em torno do evento.

Sinopse

Em diferentes cenários, que fazem referência às edições anteriores do PMMB e que variam de acordo com o decorrer do programa e o contexto de cada episódio, a “Pré do Prêmio Multishow” traz o sentido literal da gíria “pré”, utilizada pelos jovens como um aquecimento para festas. O programa conta histórias de diferentes situações e personagens, entretendo o público através de um clima descontraído com os artistas convidados, também demonstrando suas expectativas para o evento. É possível relembrar momentos divertidos dos bastidores dos prêmios anteriores, saber algumas curiosidades sobre os indicados à edição atual da premiação, acompanhar entrevistas com os artistas e, com o passar do tempo, reportagens sobre a atual fase do processo de criação e desenvolvimento da cerimônia de entrega do Prêmio. Tudo isso com um formato de bate-papo descontraído e interativo que remete à “pré” conhecida pelo público, alternado com matérias curiosas, alimentando, a cada episódio, a vontade de vivenciar o Prêmio Multishow.

Justificativa

Estamos na 23ª edição do PMMB. Desde 1994, o evento ocupa um lugar especial na grade do canal e no coração de quem gosta de música. Em 2016, a noite da premiação foi o case de maior sucesso do Multishow, movimentando inúmeras pessoas que acompanharam a cerimônia pela TV, além de muita interação através das redes. Entretanto, um fato despertou atenção: a maior vencedora da noite, a cantora Céu, era pouco conhecida pelos telespectadores. Assim, a proposta principal do “Pré do Prêmio Multishow” é explorar o evento meses antes, preparando o público para assistir à premiação, se sentindo parte dela. O conteúdo presente nos episódios da série, no ar durante toda a segunda fase de votação do Prêmio, será responsável por fazer as pessoas que assistem somente ao PMMB, assistirem ao canal para, assim, desfrutarem de uma experiência mais completa no dia da cerimônia. Deste modo, “Pré do Prêmio Multishow” é a junção de todas as vias de divulgação do PMMB em um só programa televisivo. Investir no PMMB, dando mais tempo a ele na grade, é movimentar o público antes mesmo da grande noite, servindo como impulso para uma maior fidelidade do espectador. A presença de atuais indicados nos episódios do programa, além de entrevistas e matérias instigantes, reforça a relevância do evento, aumentando o interesse para o Prêmio e garantindo maior integração entre as categorias, os indicados e o público.  O programa tem tudo se perpetuar na programação do canal, visto que, a cada ano, instigará mais as pessoas durante a segunda fase de votação do PMMB.

Estrutura

“Pré do Prêmio Multishow” é apresentada por Titi Muller, Gominho e Rafael Cortez, responsáveis por construir a identidade da série e dar o devido tom à ela. A experiência com festivais e premiações musicais de Muller, a espontaneidade de Gominho e o jornalismo de muito bom humor de Cortez, somados, resultam na individualidade que a “Pré” tem. Cada episódio traz uma categoria do PMMB como tema, tendo alternâncias de takes a fim de dinamizar a edição e abranger o assunto do episódio de maneira profunda.
No início de cada episódio, Gominho e Titi apresentam a categoria do episódio, convidando os indicados para um bate-papo. Em seguida, Cortez entra com reportagens sobre curiosidades de edições anteriores, o processo de desenvolvimento da noite da premiação (conforme ela for se aproximando), além de matérias sobre a categoria em pauta. Em relação ao último tópico, a ideia é levar a visão de especialistas, vencedores e indicados aos Prêmios anteriores, mostrando os bastidores de processos como a gravação de um clipe, por exemplo, a fim de facilitar o público a ter o mesmo olhar que o super-júri.
Em seguida, Gominho e Titi dialogam com os indicados à categoria apresentada, em um ambiente descontraído. Com direito a brincadeiras e conversas sobre diversos assuntos em uma sala de estar, o cenário ajuda a criar a identidade divertida do programa, com bebida e, claro, muita música – remetendo ao clima de uma pré. Ao fim de cada episódio, os três apresentadores convidam, juntos, o público a votar na segunda e última etapa do Prêmio.

Episódios

1. Melhor cantora: Gominho e Titi Muller dividem o sofá com Ivete Sangalo, a maior vencedora do prêmio, com Daniela Mercury, que venceu a categoria da edição de 1995. As duas falam da explosão do axé e de suas carreiras. Já Rafael Cortez, percorre a história das mulheres na música brasileira, entrevistando ícones como Elza Soares e Anitta.
2. Gravação de disco: Gominho e Titi convidam os indicados à categoria e a banda Baina System, para falar sobre os recursos técnicos utilizados para a gravação de um disco. Cortez entrevista pessoas para falar sobre a importância da categoria e do olhar técnico ao conteúdo musical. 
3. Música chiclete: Sempre presente no Prêmio Multishow e ganhadora da música chiclete em 2013, Anitta, tem um material especial. Suas parcerias de sucesso, como Simone e Simaria e Pabllo Vittar, participam de uma conversa informal, com assuntos polêmicos, junto com os indicados para a categoria. Rafael Cortez vai até uma rádio saber o que as pessoas mais gostam de ouvir. 
4. Direção e fotografia de clipe: A cantora Céu, vencedora da categoria “direção e fotografia de clipe” da última edição do Prêmio, é a principal entrevistada por Cortez, que traz uma matéria com os diretores dos clipes indicados à categoria, apresentando aspectos julgados na hora da votação. Os cinco clipes mais votados pelo site são mostrados ao público e os indicados participam de desafios engraçados.
5. Melhor grupo: O episódio começa com uma breve contextualização de bandas das décadas de 60 a 80 e entrevistas com vencedores da categoria “Grupos” de edições anteriores. Os indicados atuais participarão do desafio de criar uma nova banda, com nome, gênero e um estilo inovador. 
6. Experimente: Os indicados à categoria “Experimente” se juntam à Simone e Simaria para falar sobre a dificuldade de se estrear no mercado da música brasileira, em um bate papo com Titi e Gominho. Cortez apresenta uma matéria sobre a estreia da categoria em 2011, quando a banda Garotas Suecas venceu.
7. Melhor clipe: Cortez acompanha gravação de um clipe, mostrando a visão de especialistas sobre o produto final. Gominho e Titi recebem os indicados para falar de curiosidades que aconteceram em gravações de clipes antigos. Os clipes mais votados no site são apresentados ao público.  
8. Melhor clipe TVZ: Cortez acompanha um dia de gravação do TVZ. Os indicados se juntam à Ludmila, Titi e Gominho para comentar o gosto do público para clipes musicais, assistindo à clipes clássicos, como Thriller, de Michael Jackson. 
9. Capa de álbum: Mamundi se junta aos indicados da categoria dessa edição para falar sobre a relação da capa do álbum com a identidade e o conceito do álbum e do artista. Cortez acompanha a produção da capa de algum disco e conversa com especialistas sobre o processo. 
10. Melhor música: Vanessa da Mata se junta aos indicados da categoria e com Gominho e Titi, para falar do processo de criação de suas músicas. Cortez apresenta matéria com os vencedores de edições antigas.
11. Versão do Ano: Os indicados à categoria participam de uma conversa com Gominho, Titi e Cícero, vencedor da categoria em 2012, revelando a importância de regravar sucessos da música brasileira. Cortez apresenta matéria na qual participa da gravação de alguns episódios de “Versões”, do canal BIS. 
12. Melhor cantor: Luccas Lucco participa da Pré com os indicados e com Muller e Gominho. Cortez apresenta matéria com a participação de Thiaguinho, que concorre na categoria em várias edições do Prêmio. 
13. Revelação: Liniker se junta a Gominho e Titi em um papo descontraído com os atuais indicados à categoria “Revelação”. Cortez vai atrás de olhares especializados sob os novos cantores do cenário musical, facilitando, assim, o espectador a ter um olhar mais técnico, como o do super-júri.
14. Música Boa Ao Vivo: Gominho e Titi Muller perguntam à Anitta curiosidades específicas sobre os indicados a essa categoria. Cortez invade o estúdio do Música Boa ao Vivo, com produtores do programa, que explicam como tudo acontece. 
15. Canção do ano: Karol Conká & Tropkillaz, vencedores da categoria em 2015, são os convidados especiais. Os indicados conversam sobre o processo de criação musical, falando sobre suas inspirações. Além disso, participam do desafio de escrever uma nova canção, com algumas restrições de palavras ou letras. Rafael Cortez vai atrás de especialistas para apresenta ao público os aspectos importantes para vencer essa categoria. 
16. Melhor show: Relembrando o medley exibido na última edição do Prêmio, Anitta convida os indicados à categoria a aprender a coreografia de seu novo hit, Paradinha, na companhia de sua coreógrafa. O episódio é alternado entre takes do show dos cantores e as cenas do desafio, na Pré. Cortez passa um dia de show com Luan Santana. 
17. Disco: Em 2002, estreava a categoria Melhor DVD. Esse episódio aborda a popularização dessa mídia, na época, e entrevista a vencedora Marisa Monte, que ganhou com o DVD “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”. As etapas da gravação de um disco são mostradas ao público, aproximando o telespectador de como é o processo de escolha do vencedor da categoria, com entrevistas dos indicados.
18. O melhor dos melhores: Ivete Sangalo, Skank e Titãs, os três maiores vencedores do Prêmio, participam do quiz sobre as vitórias de edições antigas do PMMB. As respostas são exibidas em takes que mostram os momentos abordados, além de entrevistas com os apresentadores da atual edição do Prêmio.
19. Preparativos: A ideia do episódio é revisitar todas as locações do Prêmio, desde sua primeira edição, passando pelo Ballroom, Teatro Municipal e Arena do HSBC. Cortez mostra arquivos, contrastando com os locais nos dias atuais, onde personagens relembram momentos marcantes. Titi e Gominho visitam o atual local da cerimônia, mostrando toda a preparação por detrás do palco da premiação.
Pitching MULTISHOW
Published:

Pitching MULTISHOW

Esse é um projeto de programa para o canal Multishow, feito em grupo, sendo a maioria das ideias de minha autoria, em conjunto com a aluna Matild Read More

Published:

Creative Fields