Estúdio 196 Branding & Design's profile

Itaipu Binacional - Sinalização

Itaipu Binacional
Ambientação, Sinalização, Identidade Visual

Programa de identidade visual e projeto de sinalização e ambientação que utiliza “sucata” para conscientizar e orientar os visitantes em um dos complexos turísticos mais visitados da América Latina.

Projeto premiado na categoria “Sinalização” da 7ª Bienal de Design Gráfico.
A Itaipu Binacional criou o Complexo Turístico Itaipu a fim de potencializar sua participação no turismo de Foz do Iguaçu, no Paraná, o segundo destino mais visitado do país.

Nós da Estúdio 196 fomos os responsáveis pela criação e desenvolvimento do Programa de Identidade Visual e do Sistema de Sinalização Ambiental deste projeto, em coautoria com os arquitetos Issao Minami e José Arnaldo Degasperi da Cunha.
Uma das principais diretrizes do projeto era conscientizar o visitante da abrangência das atividades da empresa que, além da geração de energia, inclui ações histórico-culturais e, sobretudo, atividades ligadas à preservação e sustentabilidade ambiental.
Tendo em vista o conceito de sustentabilidade ambiental inerente ao Complexo, o sistema de sinalização foi baseado no reuso de materiais empregados na construção da usina.
Estes itens, até então tidos como sucata, foram empregados como elementos estruturais de diversas peças. A solução agregou valores estéticos inéditos ao projeto, tornando-se uma de suas principais características.
Assim, com uma comunicação marcante, clara e funcional, o sistema de sinalização foi capaz de agregar grande valor institucional para a Itaipu Binacional.
A integração visual e cognitiva de todo sistema, abrangendo as áreas externas e internas e as funções indicativa, direcional e didática, garantiu aos usuários uma correta orientação espacial e uma adequada apreensão das informações históricas, técnicas e ambientais.
Visite nosso site: www.estudio196.com.br
Itaipu Binacional - Sinalização
Published:

Itaipu Binacional - Sinalização

Sinalização do Complexo Turístico Itaipu

Published: