Phillipe Xadai's profile

Festival Internacional de Música de Campina Grande

Em 2016, surgiu a oportunidade de criar uma nova identidade visual para o Festival Internacional de Música de Campina Grande - FIMUS.
Ao longo de seis edições, o Festival ainda não tinha desenvolvido uma marca graficamente consistente que servisse de base para a criação dos projetos gráficos de cada ano.
Nas útimas edições os elementos distintivos da marca foram o uso da fonte Century (ainda que de maneira inconsistente, com erros de kerning e alinhamentos irregulares) e o uso de quatro linhas verticais, que remeteriam à linguagem musical, emulando o pentagrama, a pauta usada para grafia musical.
O pentagrama do festival, no entanto era um tetragrama e uma forma indistinta e sem significado, mas que já vinha acompanhando-o desde as primeiras edições.
A solução foi redesenhar e encontrar significação que mantivesse conexão com a música.
Foram trazidas as linhas como barras, na extensão dos dizeres “FIMUS”, abrindo novas possibilidades de leitura, como os "dials" ou as ondas sonoras. 
Foi definida a família Gotham como a nova tipografia do festival, arrumando-se espaçamentos e fazendo pequenas alterações de desenho para garantir maior consistência gráfica à marca.
Juntando os dois, chegamos a uma composição única, que é ao mesmo tempo nova e mantém as características do logotipo original do festival, não abandonando sua história.
Derivações
Os anos seguintes do FIMUS já vem usando e ampliando o template do VII. Bem como já surgiu o primeiro evento filho do festival original (focado em música de câmara), para abraçar uma vertente popular, o FIMUS Jazz.



Obrigado
Thanks
Festival Internacional de Música de Campina Grande
Published:

Owner

Festival Internacional de Música de Campina Grande

Classical Music Festival Rebrand

Published: