Project "ONE" - Verallia Design Awards 2017 contest
No contexto da 4º Edição do Concurso “Verallia Design Awards” promovida pela Verallia Portugal, S.A., com o tema “A Garrafa e o seu Vinho”, criou-se a garrafa ONE. Esta garrafa é destinada para vinhos de mesa onde os utilizadores irão saborear não só apenas uma garrafa de vinho, mas sim partilhar um momento de prazer na sua degustação.
FORMA
A garrafa ONE tem um design apelativo e moderno que invoca uma interacção de qualidade estética e gustativa aos consumidores. Além disso, esta forma quadrada fornece uma informação visual que facilita a sua leitura estética provocando uma melhor comunicação para o público-alvo.

ERGONOMIA
O Design oferece uma vertente ergonómica que facilita o manuseamento na sua utilização, isto é, na mão do utilizador constituindo uma leveza de forma e garantir uma agradável utilização.

LOGISTICA
A sua forma tem como função, ter uma facilidade de sobreposição permitindo uma organização integral no armazenamento e no transporte das garrafas ONE.

ETIQUETA/LOGOTIPO
 A garrafa ONE, tem por definição “único” e “um/1” pelo facto de o consumidor adquirir 1 garrafa que apresenta uma estética elegante, saborear 1 vinho que invoca um sabor agradável, viver 1 momento de felicidade com o seu pare e partilhar 1 prazer único de degustação.
A ONE é destinada para vinhos de mesa onde os utilizadores irão saborear não só apenas uma garrafa de vinho, mas sim partilhar um momento de prazer na sua degustação. Neste contexto, fez-se pesquisas e analises para saber qual é a necessidade ou o problema que demonstra cada carta de vinho nos restaurantes.

Por este efeito, a garrafa responde ao desafio “A Garrafa e o seu Vinho” na perspectiva de respeitar um Design Universal, assim o design demonstra estar acessível e feito para cada individuo independentemente da sua necessidade e neste caso pela sua forma, quantidade, ergonomia, sabor/gosto, armazenamento e leveza.
Esta proposta responde as necessidades dos clientes pela sua quantidade de armazenamento (60cl). Ora muitas pessoas que apareçam sozinhas ou acompanhadas nos restaurantes (público-alvo) ou outros locais de consumo, tem certa dificuldade em decidir se irá consumir uma simples cerveja ou refrigerante de 25-35cl ou então escolher uma garrafa de vinho de 75cl.

No entanto, um certo dilema apresenta-se na escolha “Será que conseguimos beber tudo?”, por este efeito, as pessoas irão escolher a garrafa de 75cl. Mas, em muitos casos irá aparecer um fundo de vinho na garrafa que ninguém irá consumir deixando os utilizadores desapontados pela escolha que fizeram, isto é, a garrafa ONE tem como principal objetivo responder a esta necessidade dos consumidores.
Marketing – Análise S.W.O.T

OPORTUNIDADES 
Tem como oportunidades intervir sobre um público-alvo pouco explorado, consoante o número de vendas disponibilizar a garrafa em vinho tinto, branco e rosé para satisfazer todos os gostos dos utentes. Perante, o sucesso da garrafa explorar as possibilidades de utilizar a forma para outros líquidos alimentares tais como azeite, vinagre ou água gasosa.  

FORÇAS
A garrafa ONE tem como principal forças a integração de um design onde pode ser sobreposto, o que irá facilitar o seu transporte e armazenamento. A forma da garrafa integra um design que irá melhorar a produção industrial em massa pela simplicidade na fabricação do molde (10000 unidades por semanas dependendo do numero de máquinas). Nas encomendas da garrafa nos supermercados ou lojas irá ser fabricado embalagens brancas no âmbito de diferenciar das outras garrafas de embalagens pretas nos corredores de supermercados, isto é, captar a atenção dos compradores.

FRAQUEZAS
Uma das fraquezas da garrafa ONE é de apresentar a quantidade de 60cl, o que pode tornar certas pessoas sépticas por serem habituadas a consumir a quantidade fixa de 75cl.

AMEAÇAS
As ameaças que apresentam-se no mercado de venda de a garrafa ONE, é o risco de uma outra empresa disponibilizar os 60cl ou ainda integrar uma forma similar da garrafa, ou num contexto social receber preconceitos pelo facto de ter uma forma comparável há um perfume.      

Project "ONE"
5
65
0
Published:

Project "ONE"

Project "ONE" contest design awards for innovative bottle of wine
5
65
0
Published:

Tools