user's avataruser's avatar
Projetos Acadêmicos
PROJETOS ACADÊMICOS
PROJETO: USIMINAS 
Objetivo: Criar peças de mídia externa e impressa, que mantivessem o conceito do Manual de Identidade Visual da Usiminas.
Baseado na ideia da marca: “Usiminas, em cada detalhe um universo possível”, mostrou-se as várias aplicações do aço (linha branca, veículos, construção civil, etc.). Para fixar essa ideia, foracriado o slogan: “Você pode não perceber, mas estamos presentes em cada detalhe da sua vida”, assim, o público entende que o aço Usiminas está presente em quase tudo, seja dentro ou fora de casa.
PROJETO: DESIGN DE EMBALAGEM 
Objetivo: Reformular a embalagem de cigarro, de uma marca escolhida previamente.
A proposta é a colocação da arte urbana na embalagem do box do cigarro, seja por desenhos ou grafite, realizando assim um reposicionamento da marca, junto ao público jovem e as “tribos” dos grandes centros urbanos. O objetivo é fazer fumantes e até não fumantes comprarem os boxes, por causa da embalagem, podendo adaptá-las para outros usos (porta-moedas, porta-grampos, porta-bijuterias, entre outros), contribuindo assim para o aumento de vendas dos produtos da marca.
PROJETO: COMUNICAÇÃO INTEGRADA - 3º SETOR
Objetivo: Auxiliar um grupo do terceiro setor (ONG's) com um projeto de comunicação.
A ONG Amor e Vida auxilia pessoas que tiveram ou estão em tratamento contra o Câncer. Eles precisavam, para o dia 16/10/2015, de um banner para ser colocado na entrada do local onde fariam a palestra e de panfletos para serem distribuídos após a mesma. Correndo contra o tempo, já que do período de apresentação do projeto, até o dia da palestra havia um pouco mais de uma semana,sem contar os obstáculos, já que na semana da palestra havia um feriado, e o material precisava ser mandado rapidamente para a gráfica. Mesmo com o prazo curto, e sem perder a qualidade da arte, conseguiu-se entregar todo o material solicitado. 
Foram confeccionados também, panfletos para serem distribuídos em alguns eventos que seriam promovidos para arrecadar verba para a compra de alguns mantimentos para as cestas de natal, que são doadas aos pacientes tratados pela ONG. A proposta foi a mesma realizada no Projeto Outubro Rosa: panfletos que falam sobre a importância da prevenção do Câncer, nesse caso, do câncer de próstata. A impressão dos panfletos e do banner não teve nenhum custo para a ONG.
PROJETO: CHEVROLET SPARK
Objetivo: Criar um anúncio de revista para o veículo Spark.
O anúncio foi criado com intuito de chamar atenção do consumidor. O objetivo é fazer o leitor “brincar” com a peça publicitária. Utilizando-se da nota auto-adesiva, desperta-se a curiosidade do leitor, chamando sua atenção e pode-se assim, apresentar o produto e suas características (criou-se também uma opção sem a nota adesiva). Quanto as elementos que compõem a peça, fez-se algumas referências ,para chamar mais atenção do público-alvo. Já que o objetivo é atrair compradores com idade entre 30 e 40 anos, que estão mais acostumados com algumas expressões que passam despercebidas pelos mais jovens.
ELEFANTE BRANCO: Substituiu-se os carros estacionados entre o Spark por elefantes brancos. Essa expressão é usada para indicar um objeto que tem alta manutenção e não traz a satisfação desejada (ou prometida), além de ser um objeto de grande magnitude (nesse caso, baseados no anúncio).
“IDEAL PARA ESSA SELVA DE PEDRA”: O termo Selva de Pedra é utilizado para denominar grandes metrópoles e, no caso do anúncio, mostra que o carro é ideal para as cidades grandes.
Procuramos acrescentar no anúncio o maior número possível de qualidades do veículo, porém sem ficar repetitivo ou cansativo. Mostrou-se que o Spark é um carro compacto, com preço acessível e urbano. Aproveitando também, para informar ao possível consumidor que o Spark ganhou um prêmio por causa do baixo consumo de combustível, que é interessantíssimo para o público alvo (Classe B), para quem roda muito dentro da cidade e para quem está preocupado com os valores dos combustíveis (preço que atinge direto o bolso do consumidor).
PROJETO: REVISTA #PARTIU
Objetivo: Criar uma revista, com conteúdo de lazer para quem fosse visitar o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas 2016.
PROJETO: FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA A TERCEIRA IDADE
Objetivo: Criar um produto ou serviço que seja específico para a terceira idade.
O serviço criado chama-se Porto Seguro Melhor Idade, que é uma linha de seguro específica para a terceira idade e, como alguns outros seguros da Porto Seguro, oferecem serviços agregados, específicos para o consumidor, para sua segurança, conforto e lazer.
O objetivo do serviço é que além da apólice oferecida, incluíam-se serviços que facilitam a vida dos idosos. Foram analisados todos os fatores de riscos que envolvem a segurança dos idosos. Alguns dos serviços, que são simples para pessoas mais jovens, são realizados com certa dificuldade para pessoas com mais de 60 anos, como subir em uma escada com firmeza para trocar uma lâmpada, ou ter mobilidade para esmaltar as unhas. Uma das principais dificuldades encontradas foi trabalhar com serviços que fossem realizados por profissionais terceirizados, que estejam instalados próximos à região (sucursais) onde reside o segurado, sempre prezando por sua segurança e conforto, sendo assim, as empresas são previamente cadastradas e consultadas, para que não haja nenhum problema futuro para o segurado. Além de que, todos os profissionais são devidamente uniformizados (com identificação da Porto Seguro) e toda a responsabilidade é da seguradora.
PROJETO: BANNER/ANÚNCIO DE REVISTA - TOP OF MIND DA CATEGORIA DE REFRIGERANTES DE LIMÃO
Objetivo: Criar uma peça (banner/anúncio de revista), após pesquisa de mercado e descoberta do top of mind de refrigerante de limão.
Para criação do anúncio, baseou-se em: hábitos de mídia, dados demográficos e também em uma pesquisa qualitativa e teste cego, realizados com cinco pessoas residentes na cidade de Campinas ou região metropolitana de Campinas.
Na análise dos hábitos de mídia, percebeu-se que a maior parte das pessoas acessa a internet, optando preferencialmente pelas redes sociais, logo têm amigos online. Na análise de dados demográficos, percebeu-se que, a maior parte do público é formada por solteiros e que trabalham com carteira assinada e cursam faculdade, deduzindo-se assim que têm apenas o fim de semana livre. E, no tempo livre, acabam ficando em casa, mas gostariam de praticar outras atividades.
Com a análise da pesquisa qualitativa e do teste cego, percebeu-se que todos acharam a Sprite com sabor mais marcante do que o concorrente (Soda Antárctica). Baseados nas informações colhidas criou-se um anúncio voltado ao público jovem e com maioria nos resultados das pesquisas: com amigos, solteiros, que acessam a internet e que preferem um refrigerante de limão com sabor marcante.
Projetos Acadêmicos
3
131
0
Published:
user's avataruser's avatar
Multiple Owners
Juliana Petrucci

Projetos Acadêmicos

3
131
0
Published: