Igor Leão's profile

Joystick Challenge

The Joystick Challenge

Na disputa por uma vaga como designer de Produto, foi proposto o desafio de desenvolver um Joystick para um console fictício, do conceito ao produto em 3D utilizando software exigido pela empresa. 
De início, e para uma ambientação inicial, decidi estudar o contexto social, cultural e tecnológico da sociedade e dos consoles, e acompanhar sua evolução para entender o caminho percorrido de ambos. Por isso, apesar dos consoles terem surgido um pouco antes, ainda na década de 1970, iniciei os estudos já na década de 1980, quando os consoles se  popularizaram, inclusive no Brasil, que ainda sofria com o embargo econômico imposto pela ditadura militar, passando pela década de 1990, quando o Plano Real era apresentado ao país, pareado ao Dólar, o que favoreceu a importação e fabricação de consoles no Brasil, e evoluindo para os anos 2000, quando os consoles apresentaram fortes evoluções, chegando até os dias atuais.
Já com algumas referências e embasamento teórico, iniciei sketches de propostas para os joysticks, algumas voltadas para o design limpo e funcional, outras para o design emocional e impactante. Algo notado nos joysticks atuais é o design ergonômico e bastante orgânico, incrementado com vários botões, o que sempre leva ao usuário/jogador um tempo para se adaptar ao controle e console, que varia um pouco de acordo com a marca. Com esta percepção, e com o objetivo de facilitar o uso e interação do jogador, resolvi seguir um caminho de sketches mais "clean" e funcional onde, apesar dos comandos, o usuário se identificaria com a simplicidade e objetividade dos joysticks da década de 1990, e que pudesse se adaptar rapidamente a ele. As inspirações maiores para estes sketches foram os joysticks do Super Nintendo, bastante simples e objetivos, com os comandos inspirados nos joysticks da primeira geração do Play Station, hoje conhecido como PS1.
Com os sketches finalizados e proposta escolhida, parti para o desenvolvimento do joystick em 3D, utilizando o software Solid Works, exigido no desafio. A simplicidade das formas facilitou bastante a modelagem das peças que compunham o joystick, além de permitir soluções que adicionassem sofisticação ao produto, como superfícies emborrachadas e "asas" retráteis, que permitiam ao usuário usá-las tanto abertas como fechadas, de acordo com a exigência do jogo.
Após o desenvolvimento das peças, montagem digital (Assembly) e renderização usando o Solid Works, enviei as imagens para o Photoshop, onde passaram por tratamento e refinamento, realçando os detalhes e estética, e foram inseridos detalhes no joystick, como o espaço do "touch pad", a indicação em Led de Player 1/2 e carregamento da bateria, além da serigrafia dos comandos e botões.
Por fim, seguindo a exigência do desafio proposto, onde a viabilidade do produto era essencial, fiz uma breve descrição sobre os materiais utilizados no joystick, desenhos técnicos com as medidas e uma visão explodida do mesmo para uma compreensão técnica maior.
Joystick Challenge
Published:

Joystick Challenge

Published: