Otavio De Sousa's profile

Frasco nº5 – Pele nova (2016)

Frasco nº5 – Pele nova
Fotoinstalação/Objeto Hibrido
(2016)

Sinopse:

Mais de tudo que me alimenta. Momentos de casulo. Outra pele, sempre pele nova, sempre o novo sobre o já vivido e destruído. O outro vê pele fraca e velha, mas o que há entranhado é a delicadeza de uma força.

Ficha Técnica:

Materiais: Vidro, musgo, terra, pedra e impressão em papel fotográfico 
Dimensão: 30 centímetros
Maio 2016 / Aveiro (Portugal)

Histórico: Integrou em 2016 a EXPO-2016 (exposição do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro) no Museu de Aveiro/Santa Joana; e a exposição DecArte16 no DECA - Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro.


Release:

Frasco nº5 - Pele nova é literalmente uma obra viva, onde está implicada a ação performática do artista no cuidado diário e essencial para que a obra não morra e se instaure em movimento de evolução, embora gere a destruição de sua componente fotográfica que sempre tem que ser reimpressa. O trabalho artístico aqui se instaura enquanto objeto estético apresentado e também como processo performático de criação e manutenção.

O projeto trabalha com uma relação entre o movimento de respiração e crescimento do musgo, em contraste com o material fotográfico que vai sendo destruído com o tempo. Há um jogo de contraste entre o crescimento e desenvolvimento do elemento natural que, no decorrer do tempo, causa a destruição do elemento sintético. O musgo enquanto material vivo se desenvolve e é sempre o musgo em movimento, já as fotos que são destruídas precisarão ser sempre reimpressas e recompostas na obra.

Frasco nº5 – Pele nova (2016)
Published:

Frasco nº5 – Pele nova (2016)

Published:

Creative Fields