Entre Motion #00 / 00:00 - 00:05 (Yuri Santos)
Animação desenvolvida como exemplo para o projeto colaborativo Entre Motion
> Etapa 1 - Composição: 
Para essa composição quis trabalhar, como parte do estilo, com a textura de grãos (grain texture) para determinar sombra e luz na ilustração, além de optar pela simplificação de elementos reais em formas abstratas. Ambas as técnicas já me despertavam curiosidade e eu vinha querendo testá-las. 

Tendo a textura de grãos em mente e um tema de meu interesse, o tempo, outras ideias surgiram. Esses elementos me remeteram aos desertos, com suas paisagens arenosas onde o tempo não parece passar, e à ampulheta, um objeto ligado ao tempo e que também conta com a presença de areia. Além de utilizar essas ideias e elementos, me inspirei no movimento surrealista e trabalhei com a ideia de contraste entre os conceitos de sonho e realidade. 

Depois de ter o conceito em mente, comecei a coletar imagens de referência em plataformas como Pinterest e Instagram, dando origem ao moodboard. Logo em seguida parti para o Photoshop e rabisquei ideias visuais inspirado nas referencias coletadas. Após escolher um dos esboços que me chamou atenção, comecei a testar as cores da paleta para achar uma melhor harmonia entre elas e os elementos da minha composição. Uma ideia foi colocar uma cor clara no fundo da imagem para passar a sensação de um fundo infinito e um ambiente desolador. Adicionei a textura de grãos (grain texture) com o preset de brush do Photoshop "Airbrush-Grainy Opaque" determinando as sombras e os pontos de luz da composição. Ao passar a composição para o After Effects, recriei as formas dos elementos no programa e apliquei a textura de grãos criando masks, aplicando feather e colocando no modo dissolve os layers que criei para representar as sombras e as áreas de luz.  

Moodboard (Referências):
Sketches (Esboços):
Dicas / Extras - Grain Texture
Algo que me desafiei a experimentar foi a Grain Texture, ou textura de grãos. Pesquisei sobre essa técnica e encontrei algumas referências. Eu gostaria de compartilhar alguns links que me ajudaram nesse desafio:

> Etapa de Animação:
Para a etapa de animação entre as duas composições foquei em trazer um elemento da minha composição para a composição que recebi. Para isso escolhi a ampulheta como elemento de ligação. Trabalhei em cima da ideia de que a paisagem da composição que recebi seria a de um lugar árido/desértico onde uma ampulheta estaria perdida no horizonte. Ao ser descoberta, a ampulheta abre a possibilidade de uma nova realidade. Aproveitei também alguns elementos da composição que recebi para transformá-los em elementos da minha composição. Por exemplo, a pedra vermelha a esquerda da composição que recebi se transforma no olho vermelho a direita na minha composição. 

Para entender melhor como uma composição poderia se transformar na outra, fiz um pequeno estudo para entender o que poderia ser animado e como. Além disso, elaborei um animatic usando o Photoshop na opção "Motion" como "Workspace" (área de trabalho) para entender melhor o tempo e como os elementos poderiam se comportar na animação final. Utilizo o plug-in AnimDessin para facilitar animações tradicionais no Photoshop, já que usei um tablet. Com o animatic pronto, salvei as imagens para construir um storyboard simples. Assim, depois dessas etapas parti para o After Effects para começar a animação final. O processo de animar no After Effects acaba sendo bastante criativo, por isso ocorreram alterações nos movimentos e direções de ideias pensadas anteriormente.

Storyboard:
Estudo de movimento:
Animatic:
Entre Motion #00 EXEMPLO 00:00 - 00:05 (Yuri Santos)
28
296
2
Published:

Entre Motion #00 EXEMPLO 00:00 - 00:05 (Yuri Santos)

Animação desenvolvida como exemplo para o projeto colaborativo "Entre Motion"
28
296
2
Published:

Tools