• Add to Collection
Mensagem nos painéis:

“ Nossa Senhora dos Prazeres aqui aparecida protegeu as pessoas da Ribeira de Alcântara durante a Peste Negra no ano 1599.
Homenagem da Junta de Freguesia da Estrela e da Paróquia de Nª Sª dos Prazeres – 2017 “

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Em 1389 D. Nuno Álvares Pereira consagrou-lhe um altar no Convento do Carmo;
Em 1480 já se celebrava a sua festa no dia 8 de Abril, ou no Domingo de Pascoela;
Em 1536 o Calendário da Sé já referia a sua festa.
Citando o capítulo “ No Coração da Cidade” do diretor do departamento de Património histórico e Artístico da Diocese de Beja – José António Falcão – na página 15, no livro “ A IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES EM BEJA – ARTE E HISTÓRIA DE UM ESPAÇO BARROCO ” (1672-1698) lê-se:
“Esta devoção teve significativo incremento em meados do séc XVI, mercê de um acontecimento milagroso que provocaria grande comoção. Junto à Fonte de uma quinta do vale de Alcântara, no termo de Lisboa, foi encontrada uma imagem de Maria, que comunicou virtudes curativas à água deste manancial. Na mesma ocasião a própria Virgem apareceu a uma menina, indicando-lhe que dissesse aos pais e vizinhos para erguerem aí uma capela em Sua honra. Construída a ermida e posta no altar a dita imagem, começaram os milagres, atraindo ao local inúmeros devotos. O fenómeno despertou um intenso surto devocional e em vários pontos do país surgiram, quase sempre por iniciativa espontânea dos fiéis, Igrejas e Capelas sob a mesma invocação.”

Execução dos Painéis:

Coordenação- Ricardo Rodrigues
Design e ilustrações iniciais – Nuno Quaresma
Pintura em Azulejaria – Lurdes Marialva e Carlos Armindo (Azulima)
Colocação: Junta de Freguesia da Estrela
Cartaz: Raquel Fragata


Artigo Junta de Freguesia da Estrela:

Procissão e Inauguração do Painel de Azulejos na Fonte Santa

A Fonte Santa é um local simbólico e histórico da Freguesia da Estrela. O seu nome deve-se à crença popular nas capacidades curativas da sua água, que surgiu devido ao aparecimento de uma imagem de Maria junto a esta fonte, há cinco séculos. A população venerou a Santa neste local, tendo utilizado a sua água para lavar feridas, beber água e lavar os olhos, ao longo dos últimos séculos.
No dia 23 de abril, a história e a crença foram impressas de uma forma especial, neste local de grande importância cultural e comunitária. O Painel de Azulejos desenvolvido num projeto da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres com a Junta de Freguesia da Estrela foi inaugurado: um registo simbólico da história deste local marcante para a população da Freguesia. Neste domingo, os moradores assistiram à inauguração, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, e participaram na procissão de homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres.
Uma homenagem a um local de devoção e de crença, que uniu moradores, Igreja e a Junta de Freguesia, e que representa – e continuará a representar – um momento de enorme importância para a Comunidade local.

In:
Consultado a 11 de maio de 2017


Trabalho realizado ao serviço da Fundação Salesianos
 
A Fundação Salesianos fomenta a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental.
 
Missão
Os principais objetivos da Fundação são: A educação e formação de jovens; A organização de centros escolares, atividades de tempos livres e atividades de campos de férias, bem como o apoio a crianças e jovens, nomeadamente aos mais carenciados, na obtenção de subsídios de estudo ou de alimentação e na orientação profissional; A colaboração com as famílias na educação integral das crianças, adolescentes e jovens, sensibilizando-os para os problemas e exigências do seu normal desenvolvimento e suprindo, quando necessário, as limitações e as incapacidades das famílias.
 
Descrição
Fundação Salesianos é  uma fundação de solidariedade social, instituída pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana - Corporação Missionária, com o objetivo de educar, formar, proteger e promover em especial as crianças e os jovens, segundo os princípios da Fé Católica, inerentes aos ensinamentos do fundador da Congregação Salesiana, S. João Bosco.
 
Web site:
http://www.fundacao.salesianos.pt
Facebook:
https://www.facebook.com/fundacaosalesianos