Mariane Pires's profile

Identidade Visual - Marca e Embalagem Massas José

Trabalho de graduação interdisciplinar apresentado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Design. 

O seguinte projeto visou a elaboração da identidade visual da empresa Massas José. Foram elaboradas a marca e a embalagem para os produtos, afim de auxiliar o posicionamento no mercado, transmitindo as informações necessárias ao público, comunicando os conceitos da marca e dos produtos, afim de estabelecer uma relação emocional com os mesmos. As embalagens foram desenvolvidas pensando na economia e nos custos reduzidos da empresa. 

Palavras-chave: Design, Identidade Visual, Design de Embalagem, Massas caseiras
Massas do Zé é uma empresa familiar que teve início em 2016, após o fundador da mesma, José Luiz, ter ficado desempregado por alguns meses e notar a instabilidade econômica em que estava o Brasil: muitos estavam ficando desempregados e ele mesmo não era chamado nem para fazer entrevistas de emprego. 

Trata-se de uma microempresa que está em processo de posicionamento no mercado, produz artesanalmente lasanhas e canelones congelados, desde a massa e os recheios até os molhos caseiros. Toda a produção é feita por José Luiz e sua esposa Geni: Ele faz a massa, ela os molhos. Não possuem local exclusivo para comércio, todo o preparo e acondicionamento são feitos na casa dos mesmos, onde os interessados (geralmente pessoas próximas, como parentes, amigos ou pessoas que moram no mesmo bairro) vão retirar pessoalmente seus pedidos do estoque ou feitos por encomenda.
O painel de expressão da marca transmite através de imagens alguns aspectos importantes como a forma de preparo caseiro, o carinho e o cuidado, uma maior qualidade de vida se comparado a produtos industrializados, praticidade para quem não tem tempo para cozinhar ou para quem não sabe preparar massas caseiras e ainda quer o sabor como se tivesse sido preparada por sua avó.
Marca
Para o desenvolvimento da identidade visual da marca Massas José, decidiu-se criar uma relação emocional, afetiva com os usuários, e isso deveria ser transmitido através da marca e embalagem.
As marcas se expressam, se dão a ver, se mostram de diversas maneiras, com o objetivo de potencializar seus efeitos de sentido [...] O objetivo é estabelecer uma conexão – e se esta for emocional, tanto melhor (PEREZ, 2004, p.47)
Através das análises das identidades visuais pesquisadas, pôde-se perceber a necessidade de um símbolo para acompanhar a tipografia, afim de causar a proximidade com o usuário. Portanto, foram realizados estudos até encontrar o símbolo considerado adequado ao conceito da marca. Decidiu-se utilizar uma ilustração baseada em uma foto do José, referindo-se ao nome da marca e quem produz as massas.
Versão Positiva e Negativa
Embalagem
Foi decidido, devido à baixa quantia para investimento, utilizar um modelo de embalagem solapa, como uma luva, afim de ser utilizada juntamente com as embalagens atuais que a empresa compra, assim, seria possível adicionar as informações e comunicação necessárias para destacar a marca dentre os seus concorrentes no mercado e criar laços com o público alvo. Também foi cogitada a utilização de adesivo ao invés de solapa, porém, preferiu-se a solapa porque é possível a identificação do produto utilizando suas laterais também, assim a visualização e identificação é melhor se estiverem empilhados no ponto de venda. Foram feitos desenhos técnicos das embalagens utilizadas atualmente para, a partir daí, iniciar estudos de formas
Grande parte das pessoas, talvez a maior, não sabe que sem embalagem não nos seria possível viver! Porque ela é o veículo indispensável, em forma de saco, lata, garrafa, pote, caixa ou simples papel de embrulho, no qual recebemos alimentos – o mais vital elemento para a nossa subsistência (BOLOGNINI, 1985, p.17)
As embalagens foram desenvolvidas utilizando recursos gráficos da própria tipografia da marca, como plano de fundo e decidiu-se não utilizar fotografias nas embalagens, porque a ilustração demonstra maior cuidado e afetividade. Os tamanhos foram desenvolvidos para serem utilizados tanto na embalagem retangular pequena, quanto na grande, a fim de economizar impressão, portanto, há espaços a serem preenchidos a mão ou utilizando carimbo, por serem variáveis (peso, data de fabricação e a data de validade). Também contém um texto breve de comunicação da marca com o consumidor, modo de preparo dentre outros dados técnicos necessários à embalagem. As cores utilizadas partiram da paleta de cores
Identidade Visual - Marca e Embalagem Massas José
Published:

Identidade Visual - Marca e Embalagem Massas José

Identidade visual (marca e embalagem) da Massas José, microempresa de massas caseiras

Published: